Siga nosso canal

05/07/2013
Atualizada: 05/07/2013 00:00:00


 

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) aderiu ao movimento do Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações - proposto pelas centrais sindicais brasileiras - e está convocando a categoria  a fazer parte da manifestação que vai às ruas na quinta-feira (11).

A concentração está marcada para as 14h na sede da entidade, no Farol, de onde os professores deverão sair em direção à Praça do Centenário e ali, participar, junto aos demais trabalhadores, do Ato Público a ser realizado às 15h.

 

Com uma trajetória marcada pela atuação nas lutas por demandas que foram expressas nas recentes manifestações ocorridas pelo País, os professores vão à rua como forma de reforçar suas contínuas e históricas reivindicações, como o direito de todos a uma educação pública, gratuita e de qualidade, a destinação de 10% do PIB para a educação e pela não privatização dos hospitais universitários.

 

Eles também querem contribuir para agregar às bandeiras do movimento das ruas as pautas gerais dos trabalhadores como reforma agrária, redução da jornada de trabalho para 40 horas, fim dos leilões das reservas de petróleo, contra o PL 4330 das terceirizações, pelo aumento das aposentadorias e fim do fator previdenciário.

 

Junto aos demais servidores federais, os docentes reivindicam a valorização do servidor público a partir da adoção de política salarial permanente com correção das distorções, reposição inflacionária, valorização do salário base e incorporação das gratificações. A paridade e integralidade entre ativos, inativos e pensionistas e a anulação da reforma da previdência de 2003, são outras bandeiras.

 

Entre os pontos específicas da categoria dos professores estão a conquista da estrutura da carreira na forma que reivindicaram na greve de 2012 e não foram atendidos, contratação de mais professores, programa de qualificação dos docentes, melhores condições para o trabalho docente e melhorias da infraestrutura das instituições federais, principalmente nos campi do interior.

Participação - A mobilização está sendo organizada pelas centrais sindicais CSP-Conlutas, CUT, CTB, Força Sindical, CGTB, CSB, NCST e UGT,  com a participação do MST, do Dieese,  do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPF) e de diversas federações e sindicatos nacionais, a exemplo do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino superior (Andes-SN).

A Adufal tem participado das reuniões preparatórias para a manifestação, representada pelo seu presidente, professor Marcio Barboza; pelos professores Antônio Passos e Afonso Marinho, respectivamente, titular e suplente da diretoria de política sindical; pelo diretor de divulgação e imprensa, professor Ricardo Coelho; pela representante do Núcleo de Aposentados, professora Alba Correia e pelos ex-diretores, professor Aílton Galvão e professoras Irailde Correia e Cida Batista, entre outros.

 

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E 679

Tel. 82 3241 1880

 

 

 

Fonte: Ascom da Adufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail