Siga nosso canal

09/07/2013
Atualizada: 09/07/2013 00:00:00


 

Heloísa Vital apresenta exercício de  harmonização entre poesia e imagem

 

O Núcleo de Aposentados da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realiza, nesta quarta-feira (10), às 15h, na sede da entidade, a quarta edição do Café & Prosa – Encontros e Reencontros de Categoria. Na programação: palestra, música e o tradicional lanche coletivo.

Seguindo sugestões dos participantes, o tema envelhecimento humano volta a ser tratado pela terceira vez quando então o ciclo de reflexão sobre o assunto será concluído. Tal incumbência ficou com a professora e médica Heloísa Maria Cavalcanti Vital, da Faculdade de Medicina (Famed/Ufal), que vai apresentar não exatamente uma palestra, mas um exercício que propicia o envelhecimento com arte: a harmonização entre poesia e imagem.

Segundo explicou, sua apresentação será feita a partir de um powerpoint em que mostra quadros e imagens surrealistas, hiper-realistas e ilustrativas de artistas como Tarsila do Amaral, Ada Breedveld, Rafal Olbinski, Francine Van Hove e Wladimir Kush ao lado de poesias de Mário Quintana, Paulo Leminski, Millor Fernandes, Carlos Drummond de Andrade e Lia Luft, entre outros.

“Entendo que tanto poesia como imagem já dizem por si, não precisam de complemento, mas quando apresentadas juntas elas conseguem gerar um novo prazer estético, provocando novas reflexões e intensificando o nosso mundo interior”, expõe a professora Heloísa Vital.

Ela conta que lê poesias, busca site de pinturas e vai fazendo junções, encontrando formas harmoniosas e assim, realizando uma espécie de colagem, se distrai e cuida da alma. “Faço isso há algum tempo no facebook e quando passo uma semana sem postar as pessoas me cobram”,

Temática sobre envelhecimento – Também apresentada por Heloísa Vital, a primeira palestra do Café e Prosa “O que fazem as lobas no outono? Fragmentos sócio antropológicos e psicanalíticos da mulher madura”,  discutiu o envelhecimento humano e a sexualidade, em especial a feminina, face o aumento da longevidade.

Apresentada pela professora aposentada, médica e psicanalista Marione Cortez Pessoa dos Santos, a segunda palestra “E nós idosos: como estamos (sobre)vivendo?”, pôs em xeque a diferença entre o velho e o idoso, trazendo uma reflexão acerca do novo velho que está nascendo nesses novos tempos e da necessidade de que cada pessoa assuma a responsabilidade da vida frente  a sua singularidade.  

Momento musical – A boa música do Café e Prosa está garantida pelo   repertório de samba, bossa-nova, forró  e MPB da cantora Lavínia Kelly que desta vez vai se apresentar acompanhada pelo teclado do músico Zaílton Sarmento,

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E  679

Tel. 82 3241 1880

Fonte: Ascom da Adufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail