16/07/2013
Atualizada: 16/07/2013 00:00:00
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e a Ufal promovem na quinta-feira (18), a partir das 8h30, no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões, a Conferência Preparatória da Ufal para a V Conferência Municipal de Educação de Maceió, uma das etapas da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) a ser realizada em fevereiro de 2014, em Brasília.
O evento deverá reunir docentes, servidores técnico-administrativos, estudantes e gestores da instituição para debater sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), em especial, questões ligadas ao ensino superior, constantes no documento-referência construído pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), órgão de Estado responsável pela convocação, planejamento e coordenação das conferências nacionais de educação. (Veja abaixo íntegra do documento-referência)
Cada segmento da comunidade acadêmica deverá eleger seus delegados à Conferência Municipal que será realizada nos próximos dias 29, 30 e 31, cuja etapa antecede a Conferência Estadual, prevista para acontecer no final de setembro.
As discussões vão girar em torno do tema geral da Conae 2013: “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE): participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração” a ser apresentado pela porfessora Sandra Lucia dos Santos Lira, do Centro de Educação (Cedu) e o estudante de Pedagogia, Luciano Amorim. (veja abaixo programação no folder do evento)
Umas das proposições a ser discutida e deliberada será a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 30% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta até o final da vigência do PNE, em 2020.
Entre outras proposições e estratégias, os participantes vão, por exemplo, definir parâmetros para a distribuição dos recursos entre as instituições públicas federais de ensino superior, capazes de garantir o volume de recursos financeiros necessários para que as atividades de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão resultem em educação com bom padrão de qualidade, propiciando efetiva autonomia.
Democrática - Considerada uma das mais democráticas conferências do Brasil, a primeira Conae, realizada em 2010, reuniu diversas entidades e movimentos sociais e aprovou o texto que serviu de base para a elaboração do atual PNE. Organizada por etapas preparatórias, a Conae é precedida de conferências municipais e estaduais.
Conae 2014 – A II Conae constitui-se em um espaço democrático, com o propósito de adensar os debates e proposições, cujas contribuições serão objeto de deliberação, garantindo diretrizes da formulação e materialização de políticas de Estado de educação básica e superior, na consolidação do Sistema Nacional de Educação, articulado pelo Plano Nacional de Educação, através de ações e estratégias concretas.
A comissão organizadora da Conferência do município de Maceió definiu pela realização de conferências livres preparatórias por segmentos, etapas e níveis de educação - público e privado – e movimentos sociais. Até o dia 31 estão acontecendo conferências em mais de 95% dos municípios alagoanos.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E 679
Tel. 82 3241 1880