20/07/2013
Atualizada: 20/07/2013 00:00:00
Artistas de Santa Maria interpretam canções durante show Praça de Cantos, Praça de Luta, e prestam homenagem ao professor Humberto Zanatta
Tomada pela forte emoção que contagiou os professores e a comunidade de Santa Maria após ato simbólico realizado em frente à boate Kiss no início da noite desta sexta-feira (19), a praça Saldanha Marinho foi palco do show Praça de Lutas, Praça de Cantos, que reuniu os participantes do 58º Conad e moradores de Santa Maria, que sedia o Conselho do Andes-SN até o próximo domingo (21).
Um dos momentos mais marcantes foi a homenagem feita ao professor Humberto Zanatta, secretário-geral da Sedufsm e autor de grandes canções que se destacam pelo cunho social. “Temos muito carinho e admiração pelas canções lindas que ele compôs”, afirmou a cantora Gisele Guimarães ao convidar o docente para subir ao palco e receber a homenagem. Zanatta cumprimentou os artistas e dedicou o momento aos docentes. “Dedico esta homenagem a cada um dos professores, que vieram de todo o país para participar do 58º Conselho do Andes-SN, e que se dedicam na educação do povo brasileiro e da juventude.” O professor fez um agradecimento a todos os cantores e pediu que todos os presentes recebessem a homenagem que foi feita a ele, “prestada na praça de luta, de cantos e de esperança, para iluminar Santa Maria”.
Três canções de autoria de Zanatta foram interpretadas pelos artistas - entre eles Junior Benaducce e Pedrinho Monte - durante a apresentação: Tropa de Osso; Não Podemo Se Entregá Pros Home; e América Latina. “Foi mais bonito e emocionante porque eu não sabia da homenagem. É uma emoção porque na verdade são coisas que procuro cantar naquela velha ideia de que o artista tem que estar vivo
e sentir sua realidade. Mesmo cantando músicas nativistas, procuro dar cunho social às canções”, afirmou o professor, ao final do show.
Durante a apresentação, a presidente do Andes-SN, Marinalva Oliveira, fez um agradecimento à população de Santa Maria por acolher o 58º Conad. Vilma Ochoa, relações públicas da Sedufsm, explica que a proposta do show na praça foi feita pela Diretoria da Seção Sindical com o objetivo de promover a interação entre os docentes e a população da cidade. “Temos trabalhado sempre o movimento sindical e social também por meio da música”.
O presidente da Sedufsm, Rondon de Castro, afirma que a Seção Sindical já promove os shows na cidade em datas especiais, como no Dia Internacional da Mulher e no aniversário da Sedufsm. “Este foi um momento que foi planejado para que os participantes do Conad se inserissem no cotidiano da população de Santa Maria, dando um caráter de comunhão entre a cidade e nós, o que nos motivou a mexer no cronograma para viabilizar sua realização”, acrescentou.
Show comemorativo ao 58º Conad
Com mais de uma hora de duração, os cantores Marinho Pinheiro, Oristela Alves, Deborah Rosa, Tiane Tambara, Gisese Guimarães, Janu Uberti, Daiane Diniz, Junior Benaducce e Pedrinho Monte interpretaram canções famosas de Clara Nunes, Elis Regina, Dante Ramon Ledesma, Violeta Parra, Joan Baez, entre outros.
“O show foi uma homenagem ao Conad. Foi feito um compacto de apresentações já promovidas pela Sedufsm, com músicas que falam sobre lutas e reivindicações”, explicou Vilma.