30/07/2013
Atualizada: 30/07/2013 00:00:00
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas dá sequência nesta quarta-feira (31) às 19h, em sua sede, à discussão sobre a distribuição da carga horária semanal de atividades desenvolvidas pelo corpo docente da Ufal. O objetivo é elaborar uma contraproposta à minuta de resolução que circula pelas Unidades Acadêmicas com vistas a ser aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni).
A ideia é construir um documento que estabeleça como atividades do corpo docente para distribuição de carga horária semanal o ensino de graduação, pós- graduação, técnico e tecnológico; a pesquisa; a extensão universitária; a administração e a representação institucional, atividades realizadas por docentes dentro da universidade e, portanto, elementos que devem fazer parte do cômputo geral e indivudial da carga horária.
Com problemas de ordem conceitual, a minuta de resolução limita número mínimo e máximo de horas de aula por semana, mas não inclui atividades como as de pesquisa e extensão ou mesmo o exercício de funções como a participação em bancas examinadoras de concursos e seleções, participações em fóruns, comitês, ou grupos de estudos institucionalizados.
A discussão tem levado os professores a refletir sobre o conceito que a minuta atribui à atividade ensino. Diferente da minuta, a compreensão dos docentes é que ensinar não é somente ministrar aulas; é, também, planejar, avaliar e orientar estudantes, elaborar material técnico e didático e acompanhar e supervisionar estágios curriculares.
Na semana passada (quarta-feira, 24), os docentes analisaram a minuta item a item, fazendo destaques com sugestões de emendas substitutivas, supressivas e aditivas e discutiram a importância do documento no dia-dia de suas vidas acadêmicas. Nesta quarta-feira, cada professor vai levar sua proposição e, coletivamente, vão redigir nova proposta de resolução.
Tempo da discussão - No dia 22 de julho, a Diretoria da Adufal encaminhou ofício ao reitor Eurico Lôbo em que solicita que o assunto só entre em pauta no Pleno do Consuni após ser discutido pelos docentes e que a discussão ocorra em uma reunião ordinária para permitir que haja uma melhor avaliação por parte dos conselheiros.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Tel. 82 3241 1880