06/08/2013
Atualizada: 06/08/2013 00:00:00
Entidade quer construir documento que atenda melhor a todos
A Associação dos Docentes da Universidade de Alagoas (Adufal) realizou nesta terça-feira (6), às 15h, em sua sede, mais uma reunião com vistas a elaborar um substitutivo à minuta de resolução feita por uma comissão nomeada pela reitoria para regulamentar a distribuição da carga horária semanal de atividades do corpo docente da Ufal.
Atenta ao descontentamento que tal proposta provocou entre os professores, a Adufal defende que haja um amplo debate sobre o assunto com a participação da categoria e orienta que os professores venham participar das discussões que estão sendo realizadas semanalmente na sede da entidade ou realizem discussões nas Unidades Acadêmicas (UCs) e enviem as contribuições do debate para a Adufal,
“A partir das sugestões dos docentes vamos construir uma nova proposta que inclua os conceitos e princípios da universidade democrática que defendemos e que não estão contidos na proposta da administração central da instituição”, expõe o professor Afonso Espíndola, da Diretoria de Política Sindical da Adufal.
“O conceito que a minuta atribui à atividade ensino, por exemplo, é diferente da compreensão que temos: ensinar não é somente ministrar aulas; é, também, planejar, avaliar e realizar orientações acadêmicas como teses, dissertações, monografias, trabalhos de conclusão de cursos, supervisão de estágios, monitoria e atendimentos a alunos, tanto na graduação como na pós-graduação, incluindo também, quando for o caso, as atividades realizadas na Escola Técnica em Arte”, [ETA/Ufal], observa Espíndola.
“A minuta da reitoria enfatiza as atividades em sala de aula e não contempla - como deveria – as atividades de pesquisa, extensão, gestão e representação sindical, itens que constam, inclusive, na nova legislação a esse respeito”, observa a secretária da Adufal, professora Margarida Santos.
A ideia é que o conteúdo da proposta seja consoante com a legislação vigente, com a prática diária do docente e apresente mudanças que colaborem para que não haja tratamentos desiguais e todos sejam submetidos ao mesmo regramento. O fato de haver alguns com carga muito pequena e outros sobrecarregados tem sido motivo de queixa dos docentes.
Comissão da Adufal - Para construir a proposta substitutiva, os professores formaram, na reunião da quarta-feira (31), na Adufal, uma comissão composta por membros da base e da diretoria da entidade. “Essa comissão vai coordenar os trabalhos, recebendo e formalizando as contribuições vindas das Unidades Acadêmicas”, expôs o presidente da Adufal, professor Marcio Barboza.
Fazem parte da comissão da Adufal a secretária da entidade e professora da Faculdade de Serviço Social, Margarida Santos; os professores Altair Marques da Silva, do Centro de Tecnologia (Ctec); Paulo Roberto Lemos Messias, do Instituto de Matemática (IM); Afonso Espíndola, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), e Antônio Passos, do Centro de Educação (Cedu), ambos da Diretoria de Política Sindical da Adufal. A comissão é presidida pelo professor do Instituto de Computação (IC), Fábio Paraguaçu, da Diretoria de Divulgação e Imprensa da entidade.
“Acreditamos que através da participação da categoria possamos construir um documento que seja o melhor para todos envolvidos”, disse o professor Fábio Paraguaçu. Em sua opinião, não haveria insatisfação da categoria se a administração da Ufal tivesse realizado ampla discussão sobre o assunto.
Portaria - Designada pelo reitor professor Eurico Lôbo, em 21 de março deste ano, pela Portaria 596, a comissão que elaborou a minuta em discussão é composta por pró-reitores acadêmicos, representantes dos fóruns de coordenadores de graduação, pós-graduação e extensão e diretores de Unidades Acadêmicas da instituição.
Membro da comissão da reitoria, o professor Alexandre Toledo disse que a minuta foi encaminhada para os diretores das UAs e coordenadores de cursos para que repassassem para os docentes e criassem fóruns de discussão. Segundo ele, a intenção foi produzir um documento que pudesse atender às demandas da Lei 12.772/2012, a expansão e interiorização da Ufal e a mudança da estrutura funcional da instituição que de departamentos passou a ser de unidades acadêmicas.
De acordo com Alexandre Toledo, a comissão trabalhou na elaboração da minuta entre março e julho. No dia 27.07, o documento foi discutido no Fórum dos Colegiados de Graduação e na sexta-feira (2) foi encerrado o prazo para que todos colegiados apresentassem suas sugestões. “O próximo passo é realizar uma apresentação formal para os diretores das UAs. Espera-se que na ocasião os diretores já apresentem a colaboração dos docentes”
Por iniciativa sua, Alexandre Toledo participou da reunião da quarta-feira passada, na Adufal e se mostrou predisposto a esclarecer pontos do documento e contribuir para que a minuta proposta seja discutida. “A minuta ainda vai ser analisada pelas Câmaras Acadêmica e Administrativa e só irá para o Conselho Universitário (Consuni) se, ao ser apreciada nessas instâncias obtiver parecer favorável”, disse.
Conforme suas explicações, a última resolução que tratou da distribuição de carga horária foi a 22/84, já muito defasada por conta das legislações que surgiram depois. A Resolução 13/88 reafirma a carga horária, mas não a reproduz na íntegra; seu teor se refere à progressão docente. Em 2009, uma minuta sugerida pela Prograd causou celeuma entre os docentes e não chegou a ser encaminhada ao Consuni.
Comissão designada por Portaria - A comissão nomeada pelo reitor tem a seguinte composição: Pró-reitoria de Graduação (Prograd ) - Pró-reitor Amauri da Silva Barros (titular) e o coordenador de cursos de graduação, Alexandre Lima Marques da Silva (suplente); Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) - Pró-reitora Simoni Margareti Plentz Meneghetti (titular) e o coordenador de pesquisa, Pedro Valentim dos Santos (suplente); Pró-reitoria de Extensão (Proex) – Pró-reitor Eduardo Silvio Sarmento Lyra (titular) e o coordenador de Programas de Extensão, José Roberto Santos (suplente); Fórum dos coordenadores de graduação – coordenador curso de graduação em Design, Alexandre Marcio Toledo (titular) e o coordenador do Colegiado do Curso de Pedagogia - Licenciatura / Presencial, do Cedu. Eraldo Souza Ferraz (suplente); Fórum dos coordenadores de Pós-graduação - coordenadora do programa do Instituto de Ciências Biológicas, Magna Suzana Alexandre Moreira (titular) e a coordenadora do programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Éurica Adélia Nogueira Ribeiro (suplente); Fórum dos coordenadores de extensão -coordenadora de Extensão da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA/Ufal), Elaine Cristina Pimentel Costa (titular) e José Rildo de Oliveira Moura (suplente) e o Fórum dos diretores de Unidades Acadêmicas – coordenador do curso de Design e o diretor do Ctec, João Carlos Cordeiro Barbirato (titular) e o diretor do Instituto de Geografia Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema), José Vicente Ferreira Neto (suplente).
Tempo para discussão - No dia 22 de julho, a Diretoria da Adufal encaminhou ofício ao reitor Eurico Lôbo em que solicita que o assunto só entre em pauta no Pleno do Consuni após ser discutido pelos docentes e que a discussão ocorra em uma reunião ordinária para permitir que haja uma melhor avaliação por parte dos conselheiros.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E 679
Tel.; 82 3241 1880