Dos autores Milton Pinheiro e Luciano Martorano, obra estuda história dos trabalhadores nas revoluções operárias da Comuna de Paris (1871) até as experiências do século XX
06/08/2013
da Redação
Em tempos de efervescência social, a editora Expressão Popular lançou o livro ‘Teoria e prática dos conselhos operários’, dos professores Milton Pinheiro e Luciano Martorano. A obra estuda e analisa a história dos trabalhadores nas revoluções operárias da Comuna de Paris (1871) até as experiências do século XX.

Os textos selecionados debatem, no cenário da crise capitalista, as possibilidades de uma revolução. Para tal exercício teórico, a discussão e as abordagens sobre os conselhos operários e o vislumbramento da transição se inserem nas múltiplas referências para se estudar a conjuntura da crise.
É a partir dessa perspectiva que o livro traz luz ao debate, aliando teoria e prática, sobre os conselhos operários para o projeto de poder dos trabalhadores. Segundo a obra, o movimento fomentou o processo de construção com instrumentos essenciais para a efetivação da transição ao socialismo.