Siga nosso canal

08/08/2013
Atualizada: 08/08/2013 00:00:00


Data: 08/08/2013

 
Nesta quinta-feira (8), a comunidade acadêmica da PUC -SP fará um ato em favor da saída de Anna Cintra do cargo de reitora da Universidade. A manifestação está marcada para 19h, na Prainha. 
 
“Com a anulação da nomeação da Anna Cintra como reitora, realizada nesta semana pela Justiça de São Paulo, mais uma vez se demonstra a força da comunidade acadêmica que deslegitima essa Reitoria”, afirma a Associação dos Professores da PUC – SP (Apropuc), que ressalta: “no último período, tivemos milhares de estudantes, professores e funcionários que gritavam e lutaram pela democracia em nossa Universidade. Enquanto Anna Cintra estiver na Reitoria e enquanto a reforma estatutária não ocorrer, a comunidade acadêmica continuará na luta!”.
 
Afastamento
Na última quinta-feira (1º), a 4ª vara cível do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu suspender a posse da reitora nomeada, Anna Cintra. Segundo o documento, é dada como legal a resolução n° 65 de 12 de dezembro de 2012 - data do último Consun do ano passado - no qual ficou estabelecido uma Reitoria vacante, com a presidência interina de Marcos Tarciso Masseto, até que fosse restituída a democracia na PUC. 
 
A ação, movida pelo Centro Acadêmico 22 de Agosto, corre em primeira instância e ainda cabe recurso. Diante da vitória na Justiça, representantes de centros acadêmicos e coletivos organizados se reuniram na segunda-feira (5) para debater possíveis consequências da decisão recente, como a anulação da indicação de cargos gestores na universidade e de atos institucionais que foram outorgados no período.
 
A professora Anna Cintra foi nomeada reitora, em 12 de novembro de 2012, mesmo sendo a terceira colocada na eleição. O processo eleitoral inclui a participação de professores, funcionários e estudantes da universidade. As manifestações começaram após a escola do grão-chanceler da PUC, cardeal d. Odilo Scherer, de não optar pelo primeiro colocado na lista, composta por três nomes. A decisão da justiça indica que o professor Marcos Tarciso Masseto seja levado ao cargo de reitor de modo interino, e anula ainda a nomeação do vice-reitor José Eduardo Martinez.
 
As manifestações contra a nomeação da professora tiveram início em novembro do ano passado. 
 
* Com informações da Apropuc, Estadão e Folha de S. Paulo

 

* Imagem: Apropuc

Fonte: andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail