Siga nosso canal

08/08/2013
Atualizada: 08/08/2013 00:00:00


 

Teve início na manhã desta quinta-feira (8), no auditório Nabuco Lopes (reitoria da Ufal), no Campus A.C. Simões, o 1º Seminário sobre Previdência Complementar (Funpresp). Fizeram parte da mesa de abertura dos trabalhos o diretor de Política Sindical da Adufal, professor Antônio Passos, o coordenador geral do Sintufal, Emerson Oliveira, a coordenadora de Formação e Política Sindical do Sintufal, Maria Teresa e o presidente da Associação dos Trabalhadores da Ufal (Atufal), Cláudio Humberto Cordeiro de Miranda. Todos ressaltaram a importância do tema para o conjunto dos servidores federais.

Logo depois da solenidade de abertura do Seminário, os presentes puderam ouvir a palestra do professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), José Menezes Gomes. Doutor em História Econômica pela USP e doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele destacou o valor da discussão, enfatizando que o servidor público federal paga 2,4 vezes mais do que um trabalhador da iniciativa privada para o sistema previdenciário.

Menezes mostrou que hoje avança o processo de privatização do sistema previdenciário com o surgimento da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Excutivo (Funpresp-Exe). “Os fundos de pensões se revelaram um fracasso como instrumento de desenvolvimento econômico e como garantidor de pensão”, disse o palestrante. Para ele a luta em defesa da Previdência Social é tarefa de todos os trabalhadores e os sindicatos devem trilhar neste caminho.

Em seguida, aberto o debate, os presentes puderam expor suas avaliações e fazer questionamentos. Na oportunidade foi apresentada uma proposta, feita por representações de sindicatos da base da Fasubra (Sintufal, Sintest/RN e Sintufepe), para que, entre as reivindicações da jornada de lutas de agosto, seja acrescentado o repúdio ao Funpresp e reforçada a luta em defesa da Previdência Social.

Palestra desta sexta-feira - O 1º Seminário sobre Previdência Complementar (Funpresp) é uma promoção conjunta do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) e da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal). O evento continua nesta sexta-feira (09/08), a partir das 8h, com a palestra da auditora federal de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Lucieni Pereira da Silva, presidente Associação Nacional dos Técnicos de Controle Externo do TCU. 

Texto da Assessoria de Comunicação do Sintufal

Com edição da Ascom/Adufal

 

Fotos: Ascom/Adufal

Fonte: Ascom do Sintufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail