09/08/2013
Atualizada: 09/08/2013 00:00:00
Data: 09/08/2013
Na madrugada desta quinta-feira (8), a Guarda Municipal de Fortaleza (CE) expulsou violentamente os participantes da ocupação em defesa do Parque do Cocó. A ação contou com apoio da Polícia Militar. Segundo relatos, cerca de 120 homens da GM invadiram as barracas das pessoas que estavam acampadas na área pública e expulsou quem estava dormindo usando spray de pimenta e armas de choque.
O grupo do movimento OcupaCocó, em sua maioria composto por estudantes universitários, estava acampado há 28 dias no parque em defesa da área verde e contra a derrubada de árvores para a construção de viadutos.
O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc) divulgou nota de repúdio à violência exercida contra os integrantes do movimento OcupaCocó (confira).
No documento, a entidade compreende que “a invasão da Guarda Municipal ao acampamento, além de ser uma ação truculenta, fere os limites da constitucionalidade, uma vez que (1) não poderia ter ocorrido durante a madrugada, (2) não houve qualquer decisão judicial de desocupação, (3) e a ação extrapola as funções da Guarda Municipal. Não fosse suficiente essa série de ilegalidades, à invasão se seguiu o início da obra de construção do viaduto, com o imediato corte das árvores e escavações, obra esta que se encontra sob sub judice”.
Solidarizando-se à luta, a Adufc “continua mobilizada e atenta para colaborar no que for necessário para a manutenção da área verde do Parque do Cocó e exige que o governo do Estado assine imediatamente o processo de Legalização do Parque do Cocó”.
Justiça embarga obra de viadutos no Cocó
De acordo com o jornal O Povo, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça concedeu liminar que embarga as obras dos viadutos no cruzamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior. Com a decisão, resultado de ação ajuizada pelo procurador da República Oscar Costa Filho, os trabalhos só poderão ser retomados após a regularização do licenciamento ambiental.
* Com informações da Adufc e do jornal O Povo
* Foto retirada do site G1 CE - Giora Xerez
Fonte: Andes SN