13/08/2013
Atualizada: 13/08/2013 00:00:00
Segundo matéria publicada no G1, indígenas de todo o país organizaram um protesto na manhã desta terça-feira (13), em frente ao Palácio do Planalto. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), cerca de 150 índios participaram da manifestação. O grupo protesta contra projetos que alteram normas sobre a demarcação e uso de terras indígenas, que estão em andamento no Congresso Nacional, além de serem contrários à atual política de demarcação do governo.
Entre as reivindicações do grupo, está o arquivamento da PEC 215, que transfere, do poder Executivo para o Congresso Nacional, a competência de demarcar terras. Segundo o G1, os indígenas temem que a Funai fique de fora do processo de demarcação, e acrescenta que o governo, em reuniões com os índios, já garantiu que isso não acontecerá, mas também não abriu mão de envolver outros órgãos na análise dos processos.
A reportagem afirma ainda que Secretaria Geral da Presidência da República deverá receber representantes dos índios para uma reunião na tarde desta terça (13).
* Com informações do G1 * Foto: Gabriella Oliveira/G1 DF