13/08/2013
Atualizada: 13/08/2013 00:00:00
Data: 13/08/2013
O primeiro curso de formação sindical do ANDES-SN, de uma série de cinco que devem ocorrer neste semestre, acontece nesta sexta e sábado (16 e 17), em Niterói (RJ). O encontro será sediado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense (Aduff – Seção Sindical).
De acordo com o 2º secretário e encarregado de Relações Sindicais do ANDES-SN, Paulo Rizzo, a expectativa é grande em relação à participação e qualidade dos debates. “O primeiro curso foi previsto para o sudeste, aberto às demais regionais, e já vai contar com a participação de docentes de vários pontos do país, o que confirma a necessidade e a importância de eventos deste tipo”, avalia.
Segundo Rizzo, há uma importante demanda na base do ANDES-SN por cursos de formação sindical. “Esse curso tem como objetivo aprofundar a compreensão do modelo de sindicato do ANDES em relação aos processos de organização da classe trabalhadora desde sua fundação até os dias de hoje”, explica.
O diretor Sindicato Nacional ressalta a importância de se conhecer a entidade, que tem mais de 30 anos de história, para tratar dos desafios de hoje. “Nem todos conhecem a história do ANDES-SN. Os cursos se inserem em um processo de preparação para o VII Encontro Intersetorial, que será realizado entre 25 e 27 de outubro”, acrescenta.
A realização dos cursos de formação sindical nas cinco regiões do Brasil durante o segundo semestre de 2013 foi uma deliberação do 58º Conad, realizado entre os dias 18 e 21 de julho em Santa Maria (RS).
Encontro Intersetorial O VII Encontro Intersetorial abordará as demandas e os desafios do ANDES-SN, com a participação das Seções Sindicais, atendendo aos três setores – Estaduais, Federais e Particulares, a fim de identificar pontos comuns de luta entre os setores que fazem parte do Sindicato Nacional e propor uma política unificada de ação.
Diferente dos Congressos e Conads do ANDES-SN, o Encontro Intersetorial não tem caráter deliberativo, mas constitui importante espaço de debates temáticos e organizativos do movimento docente, a fim de articular ações e atividades do Sindicato Nacional para o próximo período. Pode, também, elaborar propostas de encaminhamentos de acordo com as políticas já definidas em Congressos e Conad. Os participantes são indicados pelas Seções Sindicais, sem limites de representação.