Siga nosso canal

14/08/2013
Atualizada: 14/08/2013 00:00:00


 

14/08/2013 - 14h05

Renata Giraldi* Repórter da Agência Brasil

Brasília – Na véspera de deixar o poder, o presidente do Paraguai, Federico Franco, pediu nesta quarta-feira (14) desculpas às vítimas da ditadura do governo do general Alfredo Stroessner (1954-1989). Em uma cerimônia, em Assunção, no Paraguai, Franco se reuniu com os sobreviventes e parentes das vítimas do período militar. “Nunca mais haverá ditadura no Paraguai”, ressaltou.

“O governo pede desculpas em nome do povo paraguaio aos parentes das vítimas da ditadura, que lutaram pela democracia, aos heróis do Movimento 14 de Maio que deram suas vidas [pela causa democrática]”, ressaltou Franco, em discurso, referindo-se a um dos grupos de resistência ao governo de Stroessner e cujo nome homenageia a data de independência do país.

Franco reiterou ainda que serão mantidos os esforços para as buscas dos desaparecidos do período militar. O objetivo é identificar todos os desaparecidos. “Mas não há nada que compense a dor que vocês sofrem”, disse ele. “É o meu último ato público e no meu último discurso estou feliz de fazer um desagravo aos militantes do Movimento 14 de Maio e às vítimas da ditadura. Nunca mais haverá ditadura no Paraguai.”

*Com informações da agência pública do Paraguai, Ipparaguay

Edição: Davi Oliveira

Fonte: Agência Brasil

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail