19/08/2013
Atualizada: 19/08/2013 00:00:00

Após mais de um ano de manifestações e a ocupação do prédio da Reitoria da Unicentro no último dia 12, os estudantes da universidade conquistaram uma grande vitória: o governador do Paraná, Beto Richa, prometeu, na sexta-feira (16), a estatização dos restaurantes universitários da instituição para 2014 e a contratação de docentes para a Unicentro. O pronunciamento foi feito aos estudantes na presença do reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona.
“Esta é uma vitória muito grande. Os estudantes estavam determinados e mostraram um salto de qualidade na organização do movimento estudantil na Unicentro”, afirma o presidente da Adunicentro, Seção Sindical do Andes-SN, Denny William da Silva. Segundo ele, durante o pronunciamento, o governador Beto Richa assinou um termo para a nomeação de 39 docentes para a universidade, também reivindicação dos estudantes.
Sobre a mobilização, o diretor da Adunicentro comentou: “trata-se de uma luta por um restaurante universitário público e pela assistência estudantil, que se dá há mais de um ano com sucessivas manifestações dos alunos, paralisações, movimentos intensos e boicote aos RU terceirizados na Unicentro que culminaram em várias audiências com o governador. A negociação não andava até que os estudantes resolveram ocupar o prédio da Reitoria, onde permaneceram por uma semana, o que gerou um grande impacto na imprensa local”.
Richa se reuniu com uma comissão dos estudantes após cumprimento de agenda em Guarapuava, no dia 16, para anunciar programas de governo. Durante o encontro, os alunos entregaram um projeto de construção do RU, feito em conjunto com a Administração da Universidade. “O governador reconheceu as reivindicações como justas e assumiu o compromisso de promover a estatização dos três RU’s na Unicentro até 2014”.
Ocupação
De acordo com o diretor da Adunicentro, no último dia 8, os estudantes da Unicentro ocuparam a Reitoria para reabrir um canal de diálogo com a instituição. No dia 12 de agosto, segunda-feira, os alunos fizeram nova ocupação no hall de entrada da Unicentro, no campus Santa Cruz, chamada Ocupação Amarildo, onde permaneceram por uma semana. “Os estudantes entenderam que não adiantaria negociar com um intermediário, e sim com uma negociação direta com o governador, e conseguiram isso”.
Leia mais: Estudantes da Unicentro fazem manifestação e ocupam Reitoria nesta quinta (8)
* Com informação da Adunicentro, Rede Sul de Notícias
* Foto retirada do site da Adunicentro