Siga nosso canal

29/08/2013
Atualizada: 29/08/2013 00:00:00


Data: 29/08/2013

 


Os estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) encerraram a greve no campus do Litoral Norte após quase dois meses de paralisação, iniciada em 9 de julho, após assembleia realizada na segunda-feira (26). A decisão ocorreu após assinatura de um termo de compromisso no qual a reitora da universidade, Margareth Diniz, se compromete a atender às reivindicações dos alunos. 

Segundo o diretor de Comunicação do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (Adufpb), Ricardo Lucena, o Sindicato acompanhou o processo de negociação a partir da criação de uma comissão mista, formada por alunos, docentes, técnico-administrativos, além de representantes da Adufpb e do Sintespb, que passou a negociar com a Reitoria da Universidade. “A Adufpb foi convidada a participar das negociações. Antes da criação da comissão mista, a questão não estava avançando”, afirmou. Lucena explica ainda que a pauta foi ampliada e passou a incluir também questões relacionadas à acessibilidade e segurança do campus, além das reivindicações dos estudantes sobre os restaurantes universitários e moradia estudantil. 

De acordo com Lucena, no dia 21 de agosto, a Reitoria da UFPB apresentou um termo do compromisso. “O termo atendia quase integralmente a pauta, como instalação de oito elevadores de acesso aos prédios nos dois campi, que atende às questões de acessibilidade. Também está sendo encaminhado um ofício pedindo presteza da polícia militar e prefeitura para garantir iluminação e segurança, além de vigilância no entorno do campus com prazo para setembro. Há a promessa de que o restaurante de Mamanguape seja aberto, após solucionar alguns problemas relacionados à rachadura e maquinário, e também o compromisso de reconhecer e apoiar a decisão feita pelo Conselho de Centro de transformar o prédio do hotel escola em residência universitária”, descreve. Segundo o diretor da Adufpb, a bolsa de permanência dos estudantes será mantida até a abertura do RU e da res idência.

“No dia 22, os professores fizeram uma assembleia e consideraram uma vitória expressiva do movimento como um todo e da participação da Adufpb enquanto entidade de representação docente na condução desse processo”, avalia Lucena.

 

Segundo o G1, o estudante do curso de Hotelaria Mateus Uchÿa, e integrante do comando de greve, comemorou o acordo firmado. Para ele, a proposta satisfez aos estudantes. “A reitora nos enviou por e-mail o termo de compromisso. Não só isso: se comprometeu com datas para cumprir cada compromisso firmado. Por isso, em assembleia, decidimos que o melhor seria dar um voto de confiança e retornamos às aulas”, afirmou Uchÿa à reportagem.

 

O professor Flávio Lúcio Vieira, assessor de gabinete da reitoria, afirmou ao G1 que reivindicações dos estudantes, como funcionamento do Restaurante Universitário de Rio Tinto e abertura de processo licitatório para instalação de fotocopiadoras e de lanchonetes já estão em andamento.

De acordo com o G1, com relação ao calendário escolar, Vieira acrescentou que as aulas não serão retomadas imediatamente por conta das férias dos professores. Mas todo o período em que os estudantes estiveram em greve será reposto. O período 2012.2 deve acabar em meados de outubro. No entanto, uma proposta será encaminhada ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) para aprovação.

Para a 2ª tesoureira da Regional Nordeste II do Andes-SN, Eliane Maciel, a atuação da Adufpb, Seção Sindical do Andes-SN, foi muito importante para fortalecer a luta dos alunos, que também faz parte da luta dos docentes por melhores condições de trabalho. “Todos sofrem com esta situação. A luta é para que o ensino superior seja assumido pelo Governo Federal em sua totalidade, dando condições de bom ensino e aprendizado aos alunos, e não só na abertura de vagas. A participação e apoio do Andes-SN, via Adufpb, foi de suma importância para que os alunos se sentissem fortalecidos na luta”, opina a diretora do Andes-SN. 
 
* Com informações do G1

 

* Imagem extraída do Portal 25 horas


2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail