16/09/2013
Atualizada: 16/09/2013 00:00:00

Nesta terça-feira (17), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) realiza o primeiro debate, de uma série de três, sobre os impactos que a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) causaria à universidade pública. O primeiro encontro terá como tema central a “EBSERH e a autonomia universitária”.
Para este debate, está confirmada a presença dos professores Roberto Leher (UFRJ), Romildo Bonfim (UFRJ), Cláudia March (UFF) e um convidado para representar os interesses do Ministério da Educação (MEC) e da Ebserh.
A proposta foi encaminhada pela comissão constituída pelos três segmentos (professores, estudantes e técnicos-administrativos) nomeada pelo Conselho Universitário da Unirio. O objetivo é ampliar a discussão sobre a gestão dos hospitais universitários e sua conformidade com os direitos à saúde e educação, fazendo da decisão sobre os rumos da política para o setor algo mais amplo do que as conversas de gabinete que as reitorias e o governo federal têm promovido pelo Brasil.
O movimento estudantil, docente e de trabalhadores técnico-administrativos vêm alertando a sociedade para os malefícios e o ferimento de direitos básicos e princípios constitucionais ligados a uma adesão à Ebserh, assim como para as estratégias antidemocráticas do governo Dilma e da administração das universidades em busca de restringir a participação na decisão e manobrar a favor da privatização dos hospitais universitários.
Veja a programação da série de debates:
“Ebserh e a autonomia universitária”
Dia 17 de setembro, terça-feira, às 11h
Local: Auditório Vera Janacopulos (Av. Pasteur, 296, prédio da Nutrição, Urca)
“Ebserh e a administração dos hospitais universitários: condições e relações de trabalho”
Dia 25 de setembro, quarta-feira, às 17h
Local: Auditório Paulo Freire (Av. Pasteur, 458, prédio do CCH, Urca)
“Ebserh e a administração dos hospitais universitários: modelos e concepções”
Dia 23 de outubro, quarta-feira, às 10h
Local: Anfiteatro Geral do HUGG (Rua Mariz e Barros, 775, Tijuca).
Foto: Marcos Fernandes / Adufrj - SSind.: Durante reunião com Consuni da UFRJ em 5/9
* Com edição do AndesSN