25/09/2013
Atualizada: 25/09/2013 00:00:00

Filiados da entidade participam do evento como delegados, palestrantes e coordenadores de mesas redondas, colóquios e grupos de trabalho (GT)
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) participa, nestes dias 25, 26 e 27, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas, da II Conferência Estadual de Educação de Alagoas (II Coneal), evento que tem a finalidade de organizar e validar as propostas aprovadas pelas conferências municipais e intermunicipais realizadas de maio ao início deste mês, no estado, e apresentá-las à Conferência Nacional de Educação (Conae/2014), a ser realizada no período de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.
Integrante do Forum Estadual Permanente de Educação do Estado de Alagoas (Fepeal), órgão responsável pela coordenação da Conferência, a Adufal apoia e participa da organização da Coneal, representada pelo seu diretor de Política Sindical, professor Antônio Passos e por sua associada e ex-diretora de Política Educacional e Científica, professora Irailde Correia de Souza, que faz parte da organização geral do evento, como coordenadora da Comissão Permanente de Melhoramento e Sistematização.
Essa Comissão tem entre suas responsabilidades a montagem de toda a programação e sistematização das discussões do evento, organizando as propostas aprovadas em documento a ser enviado ao Fórum Nacional de Educação (FNE), órgão responsável pela convocação, planejamento e realização da Conae.
“Em todas as suas fases preparatórias – municipais, intermunicipais, estaduais e nacional – as conferências de Educação têm caráter mobilizador e propositivo, com o objetivo de canalizar as aspirações e expectativas da população e, - com os Poderes Executivo e Legislativo, movimentos sociais, sindicais e sociedade civil organizada - propor e definir políticas públicas para a educação nacional”, explica a professora Irailde Correia.
Segundo ela, a Coneal deverá contar com a participação de 1000 delegados, com representação de todos os municípios do estado de Alagoas nos segmentos: gestores educacionais, professores e funcionários da educação, pais estudantes, conselheiros de educação, tanto da educação básica, profissional quanto do ensino superior público e privado, bem como representantes dos movimentos sociais, do poder legislativo, do tribunal de contas e ministério público estadual.
Entre funcionários e professores, a Ufal participa da Coneal com 20 delegados. “Todos os professores delegados são filiados da Adufal, dentre eles, dois membros da diretoria: o professor Antonio Passos e o professor Fábio Paraguaçu, da Diretora de Divulgação e Imprensa da entidade”, informa Irailde.
Pelo menos, 15 filiados da Adufal são palestrantes e coordenadores de mesas redondas, colóquios e grupo de trabalho (GT) da Coneal: as professoras Maria das Graças Marinho de Almeida, Elza Maria da Silva, Maria Alba Correia da Silva, Inalda Maria Barros, Sandra Lucia Santos Lira, Ana Rita Firmino, Giana Raquel Rosa, Ana Maria Vergne, Marinaide Queiroz Freitas, Angélica Silvana Pereira, Irailde Correia e os professores Amauri da Silva Barros, Jorge Eduardo de Oliveira, Zezito Araujo e Antonio Passos.
O evento tem início marcado para as 14h desta quarta-feira (25), com apresentação cultural e formação da mesa oficial de abertura. O tema central da conferência: “O PNE na articulação do sistema nacional de educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração” será apresentado pelas professoras Maria Izabel Azevedo Noronha e Maria do Carmo Custódio Melo Silveira. (Veja abaixo programação completa)
Delegados para a Conferência Nacional - A Coneal deverá eleger 53 delegados para a Conae 2014, sendo 26 delegados da Educação Básica, 12 da Educação Profissional e Tecnológica; 15 da Educação Superior (pública e privada), envolvendo gestores, professores, funcionários e estudantes e conselheiros de educação.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E 679
Tel. 82 3241 1880