16/10/2013
Atualizada: 16/10/2013 00:00:00
A Diretoria de Imprensa e Divulgação da Adufal realiza na próxima quarta-feira (23), às 19h, no auditório da sede da entidade, uma “Roda de Conversa sobre a democratização da mídia”. O evento tem como objetivo apresentar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular das Comunicações (PLIP), debater sobre o direito à comunicação e à liberdade de expressão e articular com entidades sindicais, representantes de movimentos sociais e de partidos políticos a intensificação da campanha de coleta de assinaturas em apoio ao Projeto.
L.ançado nacionalmente no dia 22 de agosto, em Brasília o Plip das Comunicações propõe a regulamentação dos artigos da Constituição de 1988 que garantem a pluralidade e diversidade e impedem monopólio ou oligopólio dos meios de comunicação de massa, estabelecendo princípios para a radiodifusão pública (rádio e televisão). A população brasileira reivindica a regulamentação do que está escrito há 25 anos na Constituição Brasileira para que todos tenham o direito à informação e à liberdade de expressão.
O projeto é um instrumento da campanha Para Expressar a Liberdade, realizada por entidades da sociedade civil que lutam por um sistema de comunicação democrático. Ele é fruto de mais de 30 anos de luta pela regulamentação das comunicações no país e está baseado nos resultados da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em 2009. ” Menos de dez famílias concentram empresas de jornais, revistas, rádios, TVs e sites de comunicação, no país”, informa o site da campanha (http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/index.php/2013-04-30-15-58-11).
Deliberações - A realização da atividade “Roda de Conversa sobre a Democratização da Mídia” segue deliberações aprovadas no 32º Congresso realizado em março, no Rio de Janeiro e no 58º Conad realizado em julho, na cidade de Santa Maria (RS).
Com informações do Andes-SN e do site http://www.paraexpressaraliberdade.org.br
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E 679
Tel. 82 3241 1880