25/10/2013
Atualizada: 25/10/2013 00:00:00
O associado da Adufal, professor Tiago Leandro da Cruz Neto (Zurck), do Centro de Educação (Cedu/Ufal), vai lançar seu livro Gestão Democráticada Educação: uma discussão sobre planejamento educacional e participação coletiva em Alagoas (1999-2004) na VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Com direito a sessão de autógrafos, o lançamento ocorre neste sábado (26), a partir das 19h, no Café Literário Cantinho das Ideias, em frente ao estande da Edufal.
Editada pela Edufal, a obra, resultado de pesquisa de mestrado em Educação, feito pelo autor, em 2008, na Ufal, discorre sobre a democratização da educação pública e sua gestão, parte substantiva da agenda de discussões presentes no sistema público de ensino em todos os níveis, e apresenta análise de como o Estado restrito planejou a participação coletiva da comunidade escolar na rede pública estadual de ensino de Alagoas, nos anos de 1999 a 2004.
Com 144 páginas e organizado em quatro capítulos, o livro mostra como - nesse período, marcado pela implantação do modelo de gestão educacional democrática na rede estadual de ensino, em 1999 -, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE/AL) atuou no formalismo democrático representativo, orientando e estimulando uma cultura participativa nos limites de uma gestão mais do tipo gerencial do que popular.
O primeiro capítulo faz uma breve discussão sobre estado, participação democrática e planejamento no Brasil, mostra a concepção de Estado que orienta a análise e apresenta as idéias que fundamentaram o discurso da gestão democrática que foi sendo forjada na sociedade, durante a redemocratização do país, a partir da década de 1980.
O segundo oferece um panorama que vai da concepção do modelo implantado à Carta de Princípios - documento resultante da I Conferência Estadual de Educação - que norteava a política educacional daquele período. O terceiro traz uma análise sobre o planejamento participativo educacional realizado pelo estado alagoano, e o quarto capítulo trata a respeito do exercício de autonomia das escolas através da participação da comunidade escolar, apresentando uma análise de como essa participação vem sendo posto em prática.
Conforme apresentação feita pela professora aposentada pelo Cedu da Ufal, Maria das Graças Medeiros Tavares, a obra de Zurck é de consulta obrigatória tanto para os professores e estudantes do curso de Pedagogia e das Licenciaturas como para todos aqueles que se preocupam em compreender a educação brasileira do ponto de vista de sua gestão e planejamento e mais especificamente as condições concretas em que se desenvolvem as ações de planejamento educacional e gestão democrática no Estado de Alagoas.
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e atualmente professora visitante Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Graça Tavares diz que Tiago consegue integrar objeto e teoria elaborando um texto que consegue dar conta dos objetivos a que se propôs e com isso desponta no cenário de pesquisadores da academia. “Sem dúvida, é uma força jovem na comunidade de pesquisadores e, consequentemente, no meio acadêmico brasileiro”, afirmou.
Sobre o autor – Tiago Zurck é graduado em História, mestre em Educação Brasileira pela Ufal e doutorando da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na área de Planejamento e Políticas Educacionais. Tem atuado em temas como gestão educacional e escolar, democracia e participação social, políticas públicas da educação e planejamento educacional. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação Educacional do Programa de Pós-Graduação da Ufal.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E 679
Tel. 82 3241 1880