Siga nosso canal

31/10/2013
Atualizada: 31/10/2013 00:00:00


Data: 30/10/2013

 

 


 
Neste fim de semana, 1º e 2 de novembro, o Andes-SN promove a primeira edição do Seminário Nacional sobre Povos Indígenas e Quilombolas no Brasil, em Dourados (MS), que tem como tema central O Estado contra as nações indígenas e quilombolas: a questão da Terra.
 
A programação conta com a realização da conferência de abertura Questão das terras indígenas e quilombolas no Brasil: conjunturas e perspectivas; e três mesas de debate, que discutirão os temas: Situação atual das terras indígenas no Brasil; Situação atual das Terras Quilombolas no Brasil / Terra de Negro; e Universidade, Territórios dos Povos Originais e Projetos do Capital. Veja aqui a programação completa.
 
“O Seminário visa trazer para dentro do Sindicato essas discussões a partir das vozes dos militantes que vivenciam essa luta, para que possamos avançar na compreensão e nos unir com outras entidades e movimentos sociais pelo direito à terra aos povos indígenas e quilombolas, visto que faz parte da história do nosso Sindicato a luta pelas reivindicações imediatas e histórica da nossa categoria e da Classe Trabalhadora”, afirma o 2º vice-presidente do Andes-SN e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho Política de Classe Para Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), Gean Santana. 
 
Além da participação dos docentes, o diretor do Andes-SN afirma que a expectativa é que o encontro reúna também lideranças indígenas e quilombolas para ampliar o debate sobre o tema. “Esperamos que esse Seminário tenha a presença não apenas dos representantes das Seções Sindicais, mas de militantes que lutam pela regularização das terras indígenas e quilombolas, principalmente do estado do Mato Grosso do Sul, onde será realizado o evento e tem sido palco de muitos conflitos encabeçado pelos representantes do agronegócio”.
 
A convocação do Seminário foi divulgada por meio da circular nº 180/2013, enviada às Seções Sindicais e Secretarias Regionais em 16 de setembro (confira o documento)
 

Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail