01/11/2013
Atualizada: 01/11/2013 00:00:00
Os autores Marcia Monteiro e Fernando Gomes participam de sessão de autógrafos, às 19h, no Café Literário Cantinho das Ideias
A associada da Adufal, professora Marcia Rocha Monteiro, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e o associado Fernando Antônio Gomes de Andrade, da Faculdade de Medicina (Famed), da Ufal, fazem o lançamento da segunda edição do livro A saúde em Alagoas no Brasil Império: Caminhos e Descaminhos, na VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no Centro Cultural e de Exposições, no Jaraguá, nesta sexta-feira (1º/11). A sessão de autógrafos está marcada para as 19h, no Café Literário Cantinho das Ideias.
Partindo da ideia de que os problemas de saúde pública, em sua trajetória histórica, sempre estiveram relacionados à natureza da vida comunitária e seu enfrentamento às concepções vigentes sobre a natureza do corpo e da doença, na busca de alívio ao sofrimento, a obra apresenta um panorama das condições de saúde associadas às condições de vida da população brasileira e das ações realizadas pela população e autoridades no século XIX para o enfrentamento das enfermidades.
Com 176 páginas e a primeira edição publicada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, em 2004, a pesquisa realizada pelos dois professores focaliza a situação de cidades e povoações de Alagoas no período entre 1817 e 1889, realidade certamente semelhante em grande parte do território brasileiro, no período do Império e, em muitos aspectos, ainda hoje.
Assessoria de Comunicação da Adufal
Tel. 82 3241 1880