Douglas Apratto e Élcio Verçosa vão ser homenageados com a Medalha Padre Teófanes de Barros
05/11/2013
Atualizada: 05/11/2013 00:00:00
Os associados da Adufal, professores Douglas Apratto e Élcio Verçosa vão ser homenageados pela Assembleia Legislativa de Alagoas com a Medalha de Mérito Educacional Padre Teófanes Augusto de Barros. A solenidade está marcada para esta quinta-feira (7), às 17h, no Plenário da Assembleia. A honraria é concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços à educação no Estado.
Douglas Apratto – Associado da Adufal desde 7 de maio de 1986, Douglas Apratto Tenório é doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor aposentado da Ufal, atual vice-diretor do Centro de Ensino Superiores de Maceió (Cesmac), pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e integra o quadro efetivo de instituições como o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Academia Alagoana de Letras, Academia Brasileira de História.
Escritor, o homenageado é autor dos livros “A Tragédia do Populismo - o Impeachment de Muniz Falcão” "Armando Souto Maior - Um Professor sempre Mestre”, “Tempo, cultura e história, Capitalismo e ferrovias no Brasil”, "Caminhos do Açúcar, Engenhos e Casas-Grandes de Alagoas", que escreveu com a museóloga e historiadora Carmen Lúcia Dantas e o “O Ciclo do Algodão e as Vilas Operárias”, com o também historiador Golbery Lessa, entre outros.
Élcio Verçosa – Associado da Adufal desde 19 de maio de 1980, Élcio de Gusmão Verçosa é doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Política e Planejamento Educacional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor aposentado pelo Centro de Educação (Cedu) da Ufal, onde continua professor voluntário do Programa de Pós-Graduação em Educação. Também é professor visitante da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e coordenador acadêmico da Faculdade de Ciências Contábeis, Administração e Direito da Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste (Seune). Com experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação em Alagoas, Política e Planejamento da Educação, Ensino Superior, Cultura e Educação em Alagoas, atua como integrante de comissões ad hoc de avaliação institucional do Inep/MEC.
É autor de livros como “A Propósito dos Textos Didáticos Prática Escolar” , “Escritos Sobre a Educação Alagoana”, “Educação Superior e Políticas Públicas”, “Cultura e Educação nas Alagoas: Histórias, Histórias”, “Intelectuais e Processos Formativos em Alagoas e “João Craveiro Costa – Instrução pública e instituições culturais de Alagoas & outros escritos”, este, organizado em parceria com a professora e pesquisadora da Ufal, Maria das Graças de Loiola Madeira.