Siga nosso canal

06/11/2013
Atualizada: 06/11/2013 00:00:00


 

A homenagem estava prevista para ser feita em vida, nesta mesma quinta-feira (7)

 

A Coordenação do Curso de Comunicação Social (COS) da Ufal realiza nesta quinta-feira (7), às 17h, homenagem ao professor de Relações Públicas, Luiz Gonzaga Costa de Oliveira, falecido no dia 18 de outubro. A homenagem vai acontecer no prédio onde funciona o COS, no Campus A. C. Simões, na Cidade Universitária.

 

Na programação: exposição de fotos e banners, exibição de um vídeo sobre o homenageado e a cerimônia de aposição de uma placa com seu nome no laboratório de Multimeios, que passará a se chamar Laboratório Multimeios Professor Luiz Gonzaga.  

 

De iniciativa da professora Edna Cunha, ex-aluna de Gonzaga, com a aprovação unânime do colegiado do curso, a homenagem seria em vida e já havia sido inclusive, comunicada ao professor que, contente, chegou a convidar algumas pessoas para o evento.  “O que me conforta um pouco é que ele soube em vida da homenagem”, disse emocionada a professora.

Liderança nacional - Gonzaga consagrou-se como uma das principais lideranças das Relações Públicas no estado, com destaque nacional. O reconhecimento de seu importante papel na área da Comunicação Social sempre existiu: em 2006, por exemplo, durante a edição do Congresso Intercom, em Brasília, o professor foi agraciado com a Medalha 2 de Dezembro, concedida apenas para os profissionais reconhecidos por ajudar na construção e nas melhorias do ofício dos Relações Públicas no Brasil.  

Luiz Gonzaga começou a dar aulas na Ufal no ano de 1987. Foi coordenador do curso entre os anos de 1992 a 1994 e de 2000 a 2003. Foi diretor de divulgação e de imprensa da Editora da Ufal (Edufal) e também assessor de comunicação da Ufal. Entre os anos de 2000 a 2002 foi presidente da câmara Superior Permanente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) Nacional. Aqui no estado fundou e presidiu a ABRP Seção Alagoas.

Formado em Comunicação Social (Relações Públicas) pela Universidade de Brasília (UnB), Gonzaga era mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e oficial reformado da Força Aérea Brasileira. Fazia consultoria em Comunicação Organizacional, Cerimonial e Protocolo e ministrava palestras sobre esses temas.

Mesmo aposentado, o professor mantinha atividades de estudos e era presença constante em congressos, encontros e eventos da área. Era integrante do Fórum Nacional pela Democratização da Mídia (FNDC), em Alagoas e, recentemente esteve no Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), realizado em Manaus. Visitava frequentemente a sede da Adufal e participava ativamente das assembleias, reuniões e comemorações festivas. Nas últimas eleições fez parte da Comissão Eleitoral que conduziu o pleito para biênio 2013/2015, da entidade.

A todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo e que tiveram o prazer do seu convívio resta a saudade, as lembranças do vivido e do feito.  Veja abaixo depoimentos de alguns amigos e colegas.

 

O Professor Gonzaga era uma referência para todos os alunos e professores de Comunicação da Ufal. Seus ensinamentos e seu exemplo de vida profissional sempre foram uma inspiração para as pessoas ligadas a profissão de Relações Públicas. Mesmo depois de aposentado, Gonzaga continuou lecionando no curso como professor voluntário, demonstrando todo seu compromisso e sua dedicação com o nosso COS. A partida de Gonzaga deixa um grande vácuo na comunicação alagoana.

Ricardo Coelho Barros, professor do COS e diretor de Divulgação e Imprensa da Adufal.  

 

No início dos anos 80, Luiz Gonzaga, aposentando-se da Força Aérea Brasileira, escolheu as Relações Públicas, tornando-se logo professor dessa área, em 1985. Um ano depois, em 1986, enquanto eu era chefe do Departamento de Comunicação Social da Ufal, num momento em que o Curso precisava  mais do que nunca de professores, tive o prazer de articular sua transferência da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para a Ufal. Conhecia-o há mais de 27 anos, portanto.

Costuma-se dizer que você faz suas escolhas e elas fazem você.  O professor Luiz Gonzaga escolheu Alagoas, onde ficou conhecido, respeitado e amado pelas suas atuação e contribuição, vivendo plenamente a paixão das Relações Públicas, tanto na academia como na organização dessa profissão neste Estado.

Perdeu-se um colega, um amigo que tratava todos com carinho No entanto, fica seu legado, marcado em nossas lembranças de um quotidiano de convivência universitária, marcado na formação dos egressos do Curso que tiveram o privilégio de estudar com ele, marcado com a criação do Conrerp – 5ª Região [Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas] e com seu papel ativo na ABRP em Alagoas.

Fazendo minhas as palavras do poeta (Carlos Drummond de Andrade): Gonzaga, “Tenho razão para sentir saudade de ti, de nossa convivência em falas camaradas”.

Jean Charles Zozzoli, professor do COS

 

 

"Ouço falar de Gonzaga desde meus tempos de minha graduação, em Recife. Gonzaga foi, talvez, o maior incentivador da área de Relações Públicas na história de Alagoas. Foi responsável pela formação, incentivo e inserção de milhares de estudantes no mercado de trabalho. Uma grande perda".

José Guibson Dantas, professor do COS

 

“Falar sobre o professor Gonzaga é lembrar seu inconteste amor pela habilitação de Relações Públicas do curso de Comunicação da Ufal. É falar sobre sua luta para "inserir" a profissão (RP) no serviço público alagoano. Coisa que o fez muito feliz, pois, graças a essa luta, hoje temos esse profissional em diversos órgãos públicos estaduais e municipais, através de concurso.

Gonzaga era acima de tudo o entusiasta das RPs, mesmo estando aposentado dava aulas como voluntário.Numa infeliz coincidência, no dia do seu sepultamento ele estava agendado para para participar de mais uma Banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algo que pessoalmente admirava, era seu profundo conhecimento teórico e sua memória privilegiada   que ficava  mais evidente quando participava das Bancas de TCC, ministrando uma verdadeira aula final para os alunos. 

Era também uma "biblioteca ambulante", sempre emprestando seus livros,fazendo questão de colocá-los à disposição dos alunos.Foi lamentável que não tenha tido tempo de participar da bonita homenagem que estava sendo gestada no Curso de Comunicação para ele. Contudo, estava muito feliz por saber que seria alvo dessa homenagem, para nós, mais que merecida e  que por isso nós do curso de Relações Públicas decidimos manter. A morte do professor Gonzaga nos deixou a todos muito tristes, e em  nós RPs. a sensação de que perdemos, além de um companheiro, um general na frente de batalha”

Leneide Petta, professora do COS

 

“Recordarei para sempre dos momentos em que estive com o professor Gonzaga. Sua presença no COS é inesquecível. Seu incentivo marcante representará para sempre não só para mim, como para todos os profissionais de Relações Públicas no Estado de Alagoas, o seu maior legado.

Com ele, aprendi uma grande lição: compartilhar com humildade e dedicação o conhecimento com todos, sem vaidade, sem estrelismos acadêmicos. Assim ele fazia e conseguiu levar o nome das Relações Públicas em Alagoas para outras dimensões nacionais. Assim, do jeito dele. Ele foi um dos maiores responsáveis para que hoje eu faça parte do corpo docente do Curso de Relações Públicas da Ufal. Eu tenho muito que agradecer à Deus por permitir que além de ter sido sua aluna, ter sido sua colega de profissão. Até um dia, querido Professor!!”

Mirtes Torres, professora do COS

 

Luiz Gonzaga representa a luta dos profissionais de Comunicação e Relações Públicas. A contribuição deste companheiro transcende as fronteiras do Estado de Alagoas.e alcança expressão nacional. Gonzaga nos representou nas várias instâncias de Ética na Comunicação, Democratização dos Meios de Comunicação e melhorias no Ensino das Relações Públicas. A história do professor Luiz Gonzaga se confunde com o COS. Naõ podemos deixar de mencionar a dimensão humana deste amigo: sempre conciliador, prestativo e competente no ofício. Com certeza deixa saudades e uma lacuna na Ufal.

 Dalmer `Pacheco, professor do COS

 

Sempre preocupado em fazer acontecer, mesmo em momentos difícies de saúde, chegava disposto a colaborar. Assim era Gonzaga. Alagoas  perdeu um grande profissional da área de Relações Públicas e nós, um amigo sincero, leal e, antes de tudo, conciliador.

Nunca vi Gonzaga se dirigir a alguém com deselegância. Era um ‘gentleman’. Que a paz sempre esteja contigo, amigo!

 Antônio Passos, professor do Centro de Educação (Cedu) e diretor de Política Sindical da Adufal.

 

Tive o prazer de conhecer o professor Luiz Gonzaga na década de 90 quando o mesmo era responsável pelo cerimonial da Reitoria, na administração do professor Rogério Pinheiro. As características que o destacavam durante a realização de seus trabalhos de cerimoniais eram a serenidade e simpatia com o público. De lá para cá, nosso contato foi sempre pelos corredores da instituição. Ele com aquela simpatia de sempre.

Teve participação ativa na gestão da Diretoria da Adufal, da qual fui vice-presidente.Trabalhou arduamente na comissão eleitoral nas recentes eleições da entidade, inclusive com deslocamentos para outros campi no interior do estado.

Nos últimos dias de sua passagem em nosso meio, demonstrou tranquilidade e sua peculiar alegria de viver. Professor, saiba que você plantou muitas sementes de sabedoria e cumpriu brilhantemente sua tarefa aqui na terra. Esteja sempre em paz.

Marcio Barboza, professor do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal e presidente da Adufal.

 

“Com uma trajetória acadêmica e administrativa, o professor Gonzaga, em seu ‘que-fazer’ pedagógico contribuiu com o ensino da Comunicação, especificamente na área de Relações Públicas, transcendendo os muros da universidade, estabelecendo um diálogo acadêmico e prático com a sociedade. Além de profissional compromissado com sua práxis educativa, no estabelecimento das relações humanas com seus pares, alunos/as, técnicos/as administrativos/as, era uma pessoa profundamente amorosa, solidária e por demais prestativa. Seu olhar era carregado de ternura e muita humanidade. Eu tenho por ele um grande carinho”.

Cida Batista, professora do Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Arte (ICHCA), militante do movimento negro e de mulheres.

 

“O Curso de Comunicação (por ser um curso de comunicação) sempre foi uma tampa de chaleira ou uma panela de pressão. Entre  ânimos acirrados, discursos inflamáveis, dedos em riste, Gonzaga coordenou, chefiou com brandura e moderação. Respeitava a diversidade das opiniões. Nunca vi Gonzaga exaltado. Foi a antítese do que do que era Edson e o que ainda sou: um eterno indignado (e tá o bocão...). 
Gonzaga nos deixa como lembrança, um bordão de nossa juventude: "lutar sem perder a ternura jamais" (um dia aprendo essa lição).”

Almir Guilhermino, professor do COS

 

“O professor Gonzaga foi um homem plural: um profissional competente, um educador apaixonado pela missão de educar, um sindicalista comprometido com sua categoria, e principalmente, um amigo fiel e leal , com quem se podia contar nas alegrias e nas dificuldades. Ele foi um grande ser humano, um humanista de fato e deixa uma lacuna muito profunda entre seus amigos, colegas , alunos e familiares. Gonzaga estará sempre nas nossas memórias mais caras e viverá através das ações que semeou no campo da comunicação social e das Relações Públicas brasileiras.”

 Magnolia Rejane Andrade dos Santos, professora do COS. 

 

"O mestre Gonzaga era uma enciclopédia de tanto conhecimento, era um sábio e um verdadeiro pai dos alunos. No intuito de ajudar às vezes se prejudicava. Apesar de doente e aposentado dizia que não achava graça em viver sem alunos e sem aulas, que essa relação com alunos o mantinha vivo e feliz. Sinto-me órfã de certa forma sem esse professor, mas não quero ficar triste, porque ele era alegre e sempre queria nos ver, a seus alunos e companheiros de trabalho, felizes.  Sei que tive o melhor professor que alguém pode ter!"   

Edna Cunha, professora do COS e ex-aluna do professor Gonzaga

 

 

 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Ufal

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha M T E 679

Tel. 82 3241 1880

 

 

 

Fonte: Ascom da Adufal

Anexos

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail