Siga nosso canal

11/11/2013
Atualizada: 11/11/2013 00:00:00


Data: 11/11/2013
 

ANDES-SN é uma das entidades que participará de mesa sobre experiência em Comunicação

 

Jornalistas, sindicalistas, militantes sociais, professores e estudantes de Comunicação de todo o país participam, na próxima semana (20 a 24), do 19º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, no Rio de Janeiro, que tem como tema central “Mídia e poder no Brasil e no mundo hoje”. O prazo para inscrições se encerra nesta segunda-feira (11). 
 
O ANDES-SN foi convidado a participar, junto com outras entidades, do espaço que expõe e debate as ferramentas e diferentes canais de diálogo com os trabalhadores e a estratégia das entidades na luta de classes e na disputa contra hegemônica. O Sindicato Nacional irá compartilhar sua experiência em Comunicação sindical. 
 
Além das intensas atividades de formação, o curso possibilita o contato entre trabalhadores de diversas categorias e estados do país e comunicadores sindicais e populares de várias entidades. A programação completa e informações sobre inscrições estão disponíveis no site do curso, pelo e-mail npiratininga@piratininga.org.br ou pelo telefone (21) 2220-4895.
 
ANDES-SN
“Experiências de comunicação dos trabalhadores no Brasil hoje” é o tema da mesa na qual o ANDES-SN estará presente, junto com o Sintest-RN, a TVT, a Rede Brasil Atual e o Brasil de Fato. O Sindicato Nacional tem incentivado a participação dos jornalistas e diretores, tanto da Nacional quanto das Seções Sindicais, por acreditar que os cursos anuais do NPC contribuem para aprimorar a comunicação das entidades não só com a base, mas também com a sociedade em geral.

“A participação e a troca de experiências permitem que, tanto os profissionais quanto os diretores, aprofundem a reflexão sobre o material produzido e formas de melhorar e diversificar os canais de comunicação com a categoria e também com a população”, avalia o encarregado de Comunicação e 1º vice-presidente do ANDES-SN, 
Luiz Henrique Schuch.

Programação 
A mesa de abertura, na tarde do dia 20, contará com a participação do historiador, professor e escritor Joel Rufino dos Santos e do jornalista e sociólogo Ignacio Ramonet, que debaterão sobre o tema “A Comunicação e a Resistência das classes populares no século XXI”.

“Comunicação, educação, cultura e ideologia”, “regulamentação das comunicações no Brasil, na América Latina e na Europa”, “o discurso do medo na mídia”, “internet, juventude e mobilizações sociais”, “o jornalismo no Norte e no Sul do Brasil”, “experiências em comunicação sindical”, são alguns dos temas que serão abordados durante o Curso. Os jornalistas Gilberto Maringoni (Carta Maior), Breno Altman (Opera Mundi), Altamiro Borges (Barão de Itararé), Bia Barbosa (Intervozes), Lúcio Flávio Pinto (PA), Renato Rovai (Revista Fórum) e Nilton Viana (Brasil de Fato) são alguns dos debatedores desta edição. Os professores Gaudêncio Frigotto (UFF-RJ), Mário Maestri (UPF), Andrelino Campos (UERJ) e Beatriz Bíssio (UFRJ) também já confirmaram  presença.

A programação prevê ainda a realização de oficinas práticas de “transmissão ao vivo via rádio, TV e Internet”, “linguagem”, “aplicações das mídias digitais na comunicação sindical”, “cinema e saúde do trabalhador” e “audiovisual”; e também oficinas mais teóricas, como “mulher e mídia”, “a atualidade do pensamento de Gramsci” e “Estados Unidos: origens e desdobramentos da crise econÿmica”. No domingo, dia de encerramento, será exibido o documentário 1964: um golpe contra o Brasil, e depois debate com Alípio Freire (diretor do filme), Mauro Iasi e Vito Giannotti (NPC).

 

Fonte: ANDES-SN
Fonte: Andes SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail