Siga nosso canal

01/02/2021
Atualizada: 01/02/2021 18:08:11

Cortesia

Representando a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), a vice-presidenta Sandra Lira participou, na manhã do último domingo (31), em Maceió, da carreata “#Fora Bolsonaro”. A manifestação foi organizada pelo movimento “#MaceióPeloImpeachment”.

A carreata, que teve concentração no estacionamento do Jaraguá, conseguiu ampliar o número de organizações participantes referente ao protesto – também em forma de carreata - realizado no dia 23 de janeiro, obtendo maior adesão.

Cerca de 300 veículos percorreram a principal via da orla da capital alagoana. Os manifestantes foram às ruas pelo impeachment do presidente Jair Bolsonaro, para exigir o retorno do auxílio emergencial, pela vacinação contra a Covid-19 para todos e todas e, ainda, devido ao recente estudo que classificou o Brasil como o país que pior gerenciou a pandemia de Covid-19 em todo o mundo.

Para a vice-presidenta da Adufal, Sandra Lira, que compõe a organização das carreatas em Maceió, o “desemprego, a inflação, privatizações, destruição dos direitos trabalhistas, sociais e previdenciário, queda da renda da classe trabalhadora, destruição de empresas e empregos, retorno ao Mapa da Fome, destruição do meio ambiente, ataques à Democracia” são alguns dos “imensos e cotidianos crimes de responsabilidade do governo Bolsonaro”.

“Contudo, o maior de todos é a necropolítica praticada de forma consciente e cruel. Não se trata de mera incompetência, trata-se de deixar morrer asfixiada na pandemia parte da população considerada "despesa": os idosos e idosas pobres, pretos e pretas, das periferias, das áreas rurais, quilombolas e indígenas”, acrescentou a vice-presidenta.

Sandra Lira defende ainda que, embora o novo coronavírus também leve a óbito os jovens e pessoas com excelente padrão financeiro – mesmo que estes sejam minoria, é a parcela mais vulnerável da população que mais morre. “Morre porque precisa do SUS, e o corte de verbas para políticas sociais do governo Bolsonaro não poupou a Saúde, mesmo em meio à crise sanitária”, lembrou a professora.

“Temos todos os motivos para exigir “ForaBolsonaro”, exigir vacina para todos e todas, gratuita, na rede pública de saúde, exigir o respeito à fila, exigir o respeito à vida. E, para ter vacina para todos e todas já, temos de retirar o governo sabotador da vacinação de toda população, sabotador dos direitos, do emprego, do poder de compra dos salários, sabotador dos serviços públicos, inimigo da educação e da ciência”, enfatizou a vice-presidenta da Adufal.

Esse foi o segundo final de semana seguido de carreatas que se espalharam pelo Brasil, e que também ocorreram em Maceió, pelo impeachment de Jair Bolsonaro. Diante do atual cenário de crise social, política e de saúde, a Adufal se soma às entidades da sociedade civil e partidos democráticos do estado em defesa da vida.

Fonte: Ascom Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail