Siga nosso canal

27/10/2022
Atualizada: 27/10/2022 11:19:10


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) manifesta total solidariedade ao Sindicato dos Docentes da Unioeste (Adunioeste) após decisão judicial que determinou o recolhimento da carta de posicionamento da entidade em relação à eleição presidencial.

A Adufal enxerga tal sentença como mais uma forma de perseguição do poder judiciário aos sindicatos dos trabalhadores através de intervenções pontuais, uma vez que os setores empresariais realizam inúmeras campanhas abertamente para o atual presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, mas, no entanto, não recebem o mesmo tipo de tratamento do poder judiciário.

Bem como também não há nenhum tipo de medida judicial quanto às iniciativas do governo Bolsonaro, que tem utilizado a estrutura estatal a seu favor para conquistar vantagem eleitoral. Tais iniciativas estão sendo executadas com grande liberdade desde o início da campanha eleitoral.

Um exemplo claro desta situação é como o governo vem utilizado a máquina pública neste segundo turno das eleições presidenciais na tentativa de virar o placar nas pesquisas de intenção de voto.

Houve a antecipação do calendário do Auxílio Brasil; a inserção de mais 500 mil famílias no programa e prorrogação do prazo para cadastramento do CadÚnico, a porta de entrada para o benefício; autorização para empréstimo consignado do Auxílio Brasil com a Caixa Econômica Federal e outras 11 instituições financeiras; antecipação da parcela de 1.000 reais do benefício destinado a caminhoneiros e taxistas; e autorização do uso do FGTS futuro para a compra da casa própria no programa Casa Verde e Amarela.

Portanto, diante dos fatos apresentados, a Adufal entende como injusta e contraditória a decisão que solicita o recolhimento da carta de posicionamento político da Adunioeste e, por isso, manifesta total solidariedade aos companheiros e companheiras da entidade.

A Adufal repudia toda ação de perseguição aos sindicatos e representantes dos trabalhadores e qualquer tentativa de censura à liberdade de posicionamento social e político das entidades de classe.

 

27 de outubro

Diretoria da Adufal

Fonte: Ascom Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail