06/12/2023
Atualizada: 06/12/2023 08:09:46

Foto: Orlando Costa/Especial Metrópoles. Arte: Aleck Lima

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) expressa profunda preocupação diante do maior desastre socioambiental urbano em curso causado pela atividade mineradora da Braskem no município de Maceió, capital de Alagoas, e cidade que abriga a sede da entidade.

Desde 2018, os maceioenses, em especial os que moravam nos bairros próximos à Lagoa Mundaú, região onde a extração de sal-gema realizada pela Braskem acontecia, passaram a enfrentar momentos de angústia e incerteza após fortes tremores atingirem a localidade em março daquele ano.

Após o episódio, fendas surgiram nas ruas e inúmeras residências nos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Farol foram afetadas estruturalmente, apresentando rachaduras que se agravaram com o afundamento do solo. Somente no ano seguinte foi constatado que a extração da sal-gema, realizada pela Braskem, era a responsável pelo afundamento do solo nesses bairros.

Em 2019, estudos apontaram a possibilidade de agravamento da situação, com risco grave à vida e integridade física das pessoas que residiam na região. Como medida preventiva, cerca de 50 mil maceioenses precisaram sair de suas casas, o que levou ao esvaziamento populacional das áreas afetadas, além de severas consequências ambientais, econômicas, sociais, culturais, afetivas, históricas, entre tantas outras.

Em 29 de novembro de 2023, outros moradores da região precisaram evacuar a localidade e abandonar suas casas após a divulgação do risco iminente de colapso da mina de nº 18, localizada no bairro do Mutange.

Ainda assim, mesmo diante de todas as lamentáveis consequências causadas pela extração de sal-gema, a Braskem nunca assumiu oficialmente a responsabilidade pelo afundamento dos cinco bairros atingidos.

A entidade ressalta que é urgente a responsabilização da empresa petroquímica pelo imenso dano causado e oferece total apoio e solidariedade às vítimas dos cinco bairros afetados pelo desastre.

Por tudo isso, a Adufal expressa publicamente o seu repúdio diante da negligência e omissão da empresa Braskem com as milhares de famílias afetadas nos últimos anos por sua atuação e atividade irresponsável, que colocou em risco milhares de vidas.

Maceió, 06 de dezembro de 2023.
Diretoria da Adufal

Fonte: Ascom Adufal

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail