07/12/2023
Atualizada: 07/12/2023 17:57:42


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) marcou presença, nesta quinta-feira (7), na abertura da Conferência Estadual de Educação de Alagoas (Coneal) 2023, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (8), na sede da Uninassau, no bairro do Farol, em Maceió.

A primeira mesa do evento teve como tema "Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável" e contou com a presença da vice-presidenta eleita da Adufal, professora Irailde Correia e da diretora de Política Educacional e Científica,  Abdizia Barros. A diretora de Política Sindical da Adufal, Sandra Lira, também esteve presente na Conae.

As diretoras substituíram o presidente da Adufal, professor Jailton Lira, que foi o conferencista convidado para a mesa, mas não pode ir ao evento devido a compromissos da entidade em Brasília. 

A professora Irailde Correia iniciou a sua participação com a leitura do texto de saudação produzido pelo professor Jailton Lira para os/as delegados/as e demais participantes do evento. O texto apresentou uma breve síntese da situação das políticas públicas na área educacional nos últimos anos.

“Neste dezembro de 2023, os indicadores educacionais disponíveis nos permitem constatar que não apenas as metas do PNE não foram cumpridas conforme o planejado, como também houve uma regressão considerável de vários indicadores importantes da política educacional, a exemplo do acesso à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e à EJA”, relatou a professora Irailde durante o discurso.

Professora Irailde Correia do lado esquerdo e professora Abdizia Barros do lado direito da foto.

Ainda durante a fala, a vice-presidenta eleita da Adufal reforçou a importância de haver uma ampliação dos processos democráticos e participação popular. “É preciso que a mobilização social em defesa deste modelo de educação pública e democrática se torne o elemento diferencial de ação das forças populares nacionais, com o necessário fortalecimento da democracia e das políticas públicas de Estado”, finalizou Irailde Correia.

Durante a primeira mesa da Conferência, a professora Abdizia Barros destacou também a temática da inclusão, enfatizando que é preciso ter um currículo “que enfrente o terraplanismo e negacionismo, e que seja construído para atender a diversidade”.

A realização da Coneal 2023 é uma etapa obrigatória e fundamental para a realização da Conferência Nacional de Educação (Conae), edição 2024.

Sobre a Conae

O Ministério da Educação (MEC) é responsável pela promoção da Conferência Nacional de Educação, evento que é precedido de conferências estaduais, distritais e municipais. As conferências são articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação (FNE).

A Conferência Nacional Extraordinária será desdobrada em sete eixos, que abrirão as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do PNE 2024-2034, a serem consolidadas no documento referência que será elaborado pelo FNE.

Confira em anexo desta matéria o documento base para a Conae edição 2024.

 

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal

Anexos

2024

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail