01/07/2025
Atualizada: 01/07/2025 17:26:36
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) manifesta veemente apoio e solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da rede estadual de educação, que deflagraram greve a partir desta terça-feira, 1º de julho, após deliberação em assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal).
A decisão de iniciar a greve surge após diversas tentativas de negociação com o Governo de Alagoas por um reajuste salarial digno e que de fato valorize a categoria. Segundo o Sinteal, o governo de Paulo Dantas propõe um reajuste de 4,83% que não repõe as perdas salariais acumuladas nos últimos anos e desconsidera a valorização real dos/as trabalhadores/as da educação.
A Adufal reitera que o direito à greve é uma garantia prevista em lei e que assegura aos/às trabalhadores/as a possibilidade de lutar coletivamente por melhores condições de trabalho, remuneração digna e pela defesa de seus direitos sociais e profissionais.
Por fim, a entidade reforça o apoio à greve legítima do Sinteal e espera que a categoria se mantenha unida e mobilizada na luta por seus direitos, até que o Governo apresente uma proposta justa e compatível com as demandas dos/as trabalhadores/as da educação.
Maceió, 1º de julho de 2025
Diretoria da Adufal.