04/07/2025
Atualizada: 04/07/2025 18:08:09
Com o objetivo de retomar os encontros e atividades do Núcleo de Aposentados, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) promoveu, nesta sexta-feira (4), uma reunião com os/as sócios/as da entidade para debater uma programação de atividades voltadas ao grupo.
No encontro, foram realizadas diversas dinâmicas com o propósito de dialogar sobre as demandas das/os docentes, ressaltar a importância da saúde física, especialmente para a pessoa idosa, além de buscar definir uma agenda de atividades frequentes com maior inclusão dos/as aposentados.
O presidente da Adufal, Jailton Lira, ressaltou a importância da defender a valorização dos/as aposentados/as, uma vez que esses docentes continuam vinculados à Ufal e são diretamente afetados por decisões institucionais e governamentais, como mudanças na previdência e ameaça aos direitos adquiridos.
“O fato de uma pessoa ter se aposentado não significa que o vínculo institucional ou com o sindicato terminou, pois vocês também têm sofrido consequências das coisas que acontecem no país. Por isso, é importante que a gente mantenha um diálogo e uma mobilização permanente”, afirmou Jailton Lira.
A atividade foi guiada pelas diretoras de Divulgação e Imprensa da Adufal, Socorro Dantas e Lenilda Austrilino. Da diretoria da entidade, também estiveram presentes a vice-presidenta, Irailde Correia, e a tesoureira, Rosangela Reis.
“Valorizar a pessoa idosa é reconhecer sua trajetória, seu saber e seu direito ao envelhecimento com dignidade, saúde e participação ativa na sociedade”, pontuou a professora Socorro Dantas, que é especialista na área da saúde e envelhecimento humano.