08/08/2025
Atualizada: 08/08/2025 16:54:05

Fotos: Aleck Lima/Ascom Adufal

Com foco no fortalecimento do vínculo entre a base docente e a entidade, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) realizou, nesta quinta-feira (7), mais uma reunião do Coletivo dos/as Aposentados/as. O encontro aconteceu no auditório da entidade, no bairro Farol.

O presidente da Adufal, Jailton Lira, iniciou a reunião destacando a importância de realizar atividades assíduas junto ao Coletivo.

“Nosso grande desafio é fazer com que as pessoas que estão mais afastadas da Associação queiram voltar a frequentar e manter o contato mais próximo com o sindicato”, pontuou o docente.

Diretora da Adufal Socorro Dantas e presidente, Jailton Lira. Foto: Aleck Lima/Ascom Adufal

A ocasião foi marcada por bastante diálogo, especialmente voltado à definição de programações e ações permanentes. Entre as propostas apresentadas, os/as docentes sugeriram a realização de cursos voltados para tecnologia e inteligência artificial, palestras, oficinas e outros cursos relacionados a formações digitais.

>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação

“Estamos em um momento de acolhimento e continuidade. Considerando o que foi construído na reunião passada, agora é hora de aprofundar as ideias. A proposta é dar novos passos e definir um grupo que assuma a coordenação para que, juntos/as, organizemos uma programação para o restante desse ano”, explicou a vice-presidenta da Adufal, Irailde Correia.

Da diretoria da Adufal, além do presidente e da vice-presidenta, também participaram do evento as diretoras Socorro Dantas — que coordenou o encontro junto com Irailde Correia —, Marta Moura, Terezinha Ataíde e Esmeralda Moura.

Reunião ocorreu no auditório da sede da entidade. Foto: Aleck Lima/Ascom Adufal

A assistente jurídica da Adufal, Sônia Titara, aproveitou o espaço para esclarecer algumas dúvidas dos/as presentes sobre ações judiciais de interesse da categoria, além de frisar que os/as docentes devem ter cautela ao receber mensagens sobre supostos ganhos judiciais, considerando a alta frequência de tentativas de golpe.

“A Adufal não entra em contato com os/as docentes para tratar de questões jurídicas por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Toda comunicação jurídica da entidade é feita presencialmente, para garantir a segurança e transparência nas informações”, afirmou a funcionária.

Após as discussões, ocorreu um momento especial de confraternização entre os docentes, com realização de exercícios de alongamento, bingo e lanche coletivo.

Notícias relacionadas:

Reunião com docentes aposentados reforça importância da valorização da pessoa idosa

Fonte: Priscilla Nascimento/Ascom Adufal* estagiária sob supervisão

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail