Siga nosso canal

20/08/2025
Atualizada: 20/08/2025 17:12:00

Arte: Aleck Lima/Ascom Adufal

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal) enviou ofício ao Gabinete da Reitoria, nesta quarta-feira (20), solicitando uma audiência com a Gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o objetivo de discutir as pendências relacionadas às progressões funcionais dos docentes e buscar soluções para o problema.

Ocorre que a Universidade acumula diversos relatórios de progressões funcionais pendentes de análise pelo Departamento de Administração de Pessoal (DAP), o que termina prejudicando os professores e professoras que não conseguem progredir na carreira devido ao atraso.

Além de tratar das progressões atrasadas, a entidade incluiu nas pautas da audiência as alterações trazidas na lei 15.141/2025 — que dispõe sobre a reestruturação de cargos e carreiras do Magistério Superior Federal —, especificamente sobre a progressão de docentes em estágio probatório; e o atraso na implantação do Abono de Permanência.

>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação

Acerca desta última pauta, a Ufal comunicou, em 30 de maio de 2025, a suspensão temporária da implantação do Abono de Permanência, devido a um problema técnico no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape), que estaria afetando todo o país. Entretanto, chegou ao conhecimento da Adufal que outras universidades já estão efetuando o pagamento normalmente. Desta forma, a entidade busca esclarecimentos sobre o motivo da suspensão.

Para ampliar o diálogo e garantir esclarecimentos técnicos, a Adufal solicitou que a referida audiência conte com a presença do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e de representantes do DAP e da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD).

A entidade espera que a solicitação seja atendida o mais breve possível e reafirma seu compromisso em manter a base docente informada acerca das eventuais definições sobre os assuntos.

Confira o documento na íntegra em anexo.

Fonte: Karina Dantas e Priscilla Nascimento*/Ascom Adufal *estagiária sob supervisão

Anexos

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail