Siga nosso canal

27/02/2026
Atualizada: 27/02/2026 13:48:13

Card: Aleck Lima/Ascom Adufal

Quatro mulheres foram mortas por dia em 2025. Foi o que revelou o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, em levantamento divulgado em janeiro deste ano. Considerando dados como esse e a proximidade do 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o décimo segundo episódio do Conversa Docente, da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), traz o tema "Por que ainda estamos lutando contra o feminicídio?".

>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação

A convidada do episódio publicado nesta sexta-feira (27) é a advogada Vanesa Cavalcante, especialista em violência doméstica e coordenadora jurídica do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM).

Na conversa, são questionados os motivos pelos quais mesmo diante de leis, políticas públicas e campanhas, o Brasil ainda enfrenta números alarmantes de violência de gênero. O episódio também analisa o que os dados mostram sobre o feminicídio no país, traz informações sobre o recém lançado “Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio” — uma iniciativa dos Três Poderes da República —, destacando, ainda, de que forma o machismo estrutural está ligado às violências de gênero.

Onde ouvir o Conversa Docente?

O podcast da Adufal está disponível no canal da Associação no YouTube, o "Adufal TV", e em vários agregadores de podcast, como: Spotify, Deezer, Amazon Music e Podcasts da Apple. Basta procurar por “Conversa Docente”.

Escolha abaixo sua plataforma de áudio preferida e aproveite para ouvir os episódios anteriores do Conversa Docente:

Ouça no Spotify

Ouça no Podcasts da Apple

Ouça no Amazon Music

Ouça no Deezer

Ouça no Youtube

 

FICHA TÉCNICA DO EPISÓDIO:

Roteiro e apresentação: Vanessa Ataíde

Entrevista e edição: Karina Dantas

Card de divulgação: Aleck Lima

Fonte: Vanessa Ataide/Ascom Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail