07/05/2026
Atualizada: 07/05/2026 09:52:19
Com o tema central “ANDES-SN: por um sindicato de base e combativo para barrar os retrocessos e arrancar conquistas”, o 65º Encontro da Regional Nordeste III será sediado pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), nos dias 29 e 30 de maio.
A programação envolve três mesas-redondas com temas atuais e de interesse da categoria docente, abrangendo desde os desafios conjunturais para a classe trabalhadora e os serviços públicos, passando por debates sobre a organização e o futuro do ANDES-SN, até a análise crítica do projeto de educação superior no novo Plano Nacional de Educação (PNE).
“Estamos muito felizes em sediar este encontro, fundamental para fortalecer a unidade da categoria em nossa região. Receber as seções sindicais na Adufal é uma oportunidade de reafirmar nossa luta por um sindicato combativo, discutindo o futuro da educação pública e as estratégias para barrar retrocessos”, frisa a presidenta da Adufal, Rosangela Reis.
A última vez que a Adufal sediou um Encontro da Regional Nordeste III — que compreende as seções sindicais de Alagoas, Sergipe e Bahia — foi em 2017, no Campus Sertão da Ufal.
O 65º Encontro da Regional Nordeste III será realizado no auditório da sede da Adufal. A entidade está localizada na Rua Dr. José de Albuquerque Porciúncula, nº 121, no bairro Farol, em Maceió, capital alagoana. Clique aqui para conferir o endereço.
Docentes associados/as ao Sindicato Nacional que desejam participar do Encontro devem se inscrever até o dia 15 de maio, por meio de formulário disponível neste link. As vagas são limitadas, considerando o espaço do auditório da Adufal.
Os dados do formulário ajudarão a organização do encontro a identificar necessidades específicas das/os participantes, especialmente em relação a cuidado infantil, alimentação e acessibilidade, contribuindo para a realização de um evento mais inclusivo, acolhedor e bem estruturado para todas/os.
Dia 29 de maio (sexta-feira):
17h – Credenciamento
17h30 às 18h30 – Mesa de abertura
18h30 às 21h – Mesa 1: "Os desafios conjunturais para o fortalecimento dos interesses das classes trabalhadoras, dos serviços e da educação públicas"
Componentes: Fernanda Maria da Costa Vieira (Secretária-Geral do ANDES-SN), Carlos Eduardo Müller (Vice-presidente da Adufal) e Neirevane Nunes Ferreira de Souza (MAM)
Mediação: Carla Benitez Martins (1ª Secretária da Regional NE III)
30 de maio (sábado):
9h às 12h – Mesa 2: "ANDES-SN: defender sua história e imaginar o futuro (debate sobre questões organizativas e financeiras)”
Componentes: Cláudio Anselmo de Souza Mendonça (Presidente do ANDES-SN) e Sandra Lúcia dos Santos Lira (Diretora de Política Sindical da Adufal)
Mediação: Arturo Rodolfo Samana (1º Tesoureiro da Regional NE III)
12h - Intervalo para almoço
13h30 às 16h30 – Mesa 3: "Qual o projeto de educação do Estado brasileiro? A educação pública de nível superior no novo PNE a partir dos olhares críticos das e dos lutadores sindicais e populares"
Componentes: Francisco Jacob Paiva da Silva (3º Secretário ANDES-SN) e Irailde Correia de Souza Oliveira (Tesoureira da Adufal)
Mediação: Bartira Telles Pereira Santos (2ª Tesoureira Regional NE III)
16h45 às 18h – Plenária de encerramento