25/08/2026
Atualizada: 25/08/2026 15:57:24
A terceira edição do Seminário Universidade em Debate, atividade anual da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), já está próxima. O evento ocorre nos dias 3 e 4 de setembro, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), localizado no Campus A. C. Simões da Ufal, em Maceió.
A atividade é totalmente gratuita e destinada a toda comunidade acadêmica da Ufal. O evento também será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e emitirá certificado de participação.
>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação
Para a presidenta da Adufal, professora Rosangela Reis, o evento reafirma o compromisso da entidade com a promoção de espaços de diálogo e reflexão sobre os desafios enfrentados pela universidade pública.
“Discutir temas como o acesso, permanência, assistência estudantil, formação docente e financiamento é fundamental para pensarmos e traçarmos os melhores caminhos para fortalecer a educação e a universidade pública”, destacou.
A Adufal emitirá certificado de participação de 3h por cada mesa-redonda, podendo somar até 12h de certificação para aqueles(as) que participarem de todas as mesas.
Para isso, é indispensável que os(as) participantes se inscrevam pelo link indicado e assinem a lista de presença no momento do credenciamento, em cada uma das mesas que participarem.
Dessa forma, a organização do evento conseguirá averiguar e confirmar a presença de todos(as) que participarem para posterior envio de certificado.
Dia 3 de setembro (quinta-feira):
18h30 – Credenciamento
19h – Solenidade de abertura
Participantes:
Abdizia Barros – é professora do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, graduada em Pedagogia, mestra e doutora em Educação.
Regina Brasileiro – é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), graduada em Pedagogia, mestra em Educação Brasileira e doutora em Educação.
Mediação: Irailde Correia – é professora aposentada da Ufal, graduada em Pedagogia, mestra e doutora em Educação e tesoureira da Adufal.
Dia 4 de setembro (sexta-feira):
Participantes:
Alexandre Lima Marques – é Pró-Reitor Estudantil da Ufal, professor do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, engenheiro civil, mestre e doutor em Engenharia de Transportes.
Antonio Alves Bezerra – é professor do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA/UFAL), graduado em História (Unesp/FCL-Assis), mestre e doutor em História Social (PUC-SP). Atualmente, atua como docente dos cursos de Licenciatura em História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Ufal. É coordenador do curso de Licenciatura em História e do Núcleo do PIBID/História da Ufal.
Luciano Barbosa – é professor do Centro de Tecnologia (CTEC) da Ufal, engenheiro civil, mestre e doutor em Engenharia de Estruturas e vice-tesoureiro da Adufal.
Malê Feijó – Coord. Geral do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Ufal, estudante do curso de Relações Públicas e militante do Coletivo Juntos!
Mediação: Carlos Eduardo Müller – é professor do Instituto de Matemática (IM) da Ufal, licenciado em Matemática, especialista em Matemática, mestre e doutor em Educação e vice-presidente da Adufal.
Palestrante: Daniel Cara – é professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), bacharel em Ciências Sociais, mestre em Ciência Política e doutor em Educação. O docente foi membro titular do Fórum Nacional de Educação (2010-2016), com participação ativa na construção do Plano Nacional de Educação 2014-2024.
Moderador: Jailton Lira – é professor do Centro de Educação (Cedu) da Ufal, licenciado em História, mestre e doutor em Educação e secretário-geral da Adufal.
Seminário da Adufal aborda temas como assédio moral e projeto ‘Future-se’
Rua Dr. José de Albuquerque Porciúncula, 121
Farol Maceió-AL 57051-345
Sede Farol
Segunda a Sexta
08:00 às 17:00
(82) 3241-1880
(82) 9.9992-6899
Unidade CIC - Ufal
Quartas-feiras
8h às 12h
13h às 17h
(82) 9.9953-0275
2026
Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas
Seção Sindical do ANDES-SN