Siga nosso canal

18/09/2026
Atualizada: 18/09/2026 10:39:50

Card: Aleck Lima/Ascom Adufal

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), está realizando um levantamento junto aos(as) servidores(as) que possuem os requisitos necessários para a aposentadoria nos próximos 10 anos.

Com a pesquisa, a universidade busca conhecer as necessidades, expectativas e interesses dos(as) servidores(as) acerca do processo de aposentadoria, contribuindo especialmente para a definição das temáticas que serão abordadas na edição 2026 do Programa de Educação para Aposentadoria – Projeto Novos Rumos, prevista para ocorrer em outubro.

Ao responder a pesquisa, o(a) docente estará contribuindo para o planejamento de ações que vão ajudar os(as) servidores(as) a terem uma transição mais consciente, tranquila e produtiva para a aposentadoria, considerando não apenas os aspectos relacionados ao desligamento do trabalho, mas também as novas possibilidades e projetos para essa etapa da vida.

Clique aqui para preencher o formulário e participar da pesquisa.

Solicitação da Adufal

O levantamento também está ligado à solicitação que vem sendo feita pela Adufal à gestão da universidade há alguns meses e que trata sobre a criação de um atendimento específico no Departamento de Administração de Pessoal (DAP) para servidores(as) que estão em fase de aposentadoria.

O tema foi abordado pela entidade em duas ocasiões neste ano. A primeira vez foi durante reunião com a Gestão da Ufal, realizada em 22 de abril; já a segunda ocorreu mais recentemente, em 14 de setembro, também durante audiência com a gestão da universidade.

A solicitação surgiu a partir de dúvidas recorrentes identificadas durante os Cafés com Adufal, especialmente entre docentes que se aproximam do fim da carreira.

Agora, com as informações que serão obtidas a partir desse levantamento, será possível elaborar orientações e esclarecimentos sobre as diferentes etapas do processo de aposentadoria, que foi o encaminhamento definido na última reunião entre a entidade e a gestão da Ufal.

>>> Siga o Canal da Adufal no WhatsApp e ative a notificação

Sobre o Programa de Educação para Aposentadoria

O Programa de Educação para Aposentadoria – Projeto Novos Rumos é uma iniciativa voltada exclusivamente para servidores efetivos da Ufal que preencham os pré-requisitos necessários para aposentadoria.

O programa, através de palestras e oficinas, aborda não apenas o planejamento financeiro e a legislação previdenciária, mas também questões essenciais para o bem-estar físico e mental do indivíduo.

Além disso, um dos focos principais da iniciativa é incentivar os(as) servidores(as) a refletirem sobre seu projeto de vida após a aposentadoria, explorando novas aptidões e possibilidades que tragam satisfação pessoal.

 

Fonte: Vanessa Ataíde/Ascom Adufal com informações da Progep-Ufal e Ascom Ufal

Sede Farol

Segunda a Sexta
08:00 às 17:00
(82) 3241-1880
(82) 9.9992-6899

Unidade CIC - Ufal

Quartas-feiras
8h às 12h
13h às 17h
(82) 9.9953-0275

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Seção Sindical do ANDES-SN

Acesso Webmail