07/10/2010
Atualizada: 07/10/2010 00:00:00
“O aposentado e a atividade física” foi o tema da palestra realizada ontem durante a reunião dos aposentados, no auditório da Adufal. A palestra foi proferida pela Dra. Leónea Vitória Santiago, professora do departamento de Educação Física da Ufal e uma das coordenadoras do Núcleo de Atividade Física da Ufal.
Durante a palestra, a professora Leónea mostrou as desculpas que as pessoas dão para não fazerem exercícios físicos e falou da necessidade de praticá-los, principalmente na terceira idade, quando aparecem as dificuldades para executar tarefas cotidianas. “Muita gente procura a atividade física para obter corpos perfeitos. Mas o exercício físico deve ser encarado como necessário para se ter uma boa saúde”, disse a professora.
Ao expor seu estudo sobre as lógicas do exercício físico no cotidiano das populações, mostrando, inclusive, as justificativas das pessoas para não praticar até uma simples caminhada, a professora Leónea Santiago acredita que plantou uma sementinha de encorajamento em cada professor aposentado.
A palestra não serviu apenas de reflexão e motivação, rendeu também um convite, feito pela professora Leónea aos presentes, para participarem das atividades do Núcleo de Atividade Física da Ufal, do qual ela é uma das coordenadoras.
O núcleo oferece práticas sutis, caminhada, corrida, natação, avaliação e prescrição da atividade física, entre outras. O programa é aberto a alunos, técnicos e professores da universidade.
Ainda durante a palestra, a professora Leónea Santiago falou de um programa desenvolvido pelas universidades brasileiras, chamado “A universidade aberta à terceira idade”. O programa é voltado para os idosos da universidade e da comunidade em todas as áreas do conhecimento desenvolvidas pela academia.
Na Ufal, ele está na fase embrionária. A Pró-ritoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) e a Pró-reitoria de Extensão (Proext) estão estudando sua implantação na Ufal.