04/11/2010
Atualizada: 04/11/2010 00:00:00
Adufal promoveu ontem mais uma reunião para os associados do Núcleo dos Aposentados. O evento contou com palestra das nutricionistas Yoná Oliveira e Emília Wanderley, que falaram sobre a importância da alimentação saudável em todas as fases da vida, atentando para a necessidade de se fazer algumas restrições durante a terceira idade.
As nutricionistas salientaram que é importante manter um estado nutricional adequado durante a velhice, pois é nessa fase que se apresenta a incidência de doenças crônicas associadas ao uso de medicamento e modificações fisiológicas.
Diabetes, hipertensão e osteoporose são consideradas doenças da velhice. A osteoporose, por exemplo, decorre da perda de massa óssea no decorrer do tempo. Segundo as nutricionistas é preciso não apenas ingerir alimentos que contenham cálcio, mas, também evitar hábitos que impeçam a sua absorção, como fumar, ingerir bebidas alcoólicas, consumir muita gordura animal, sal, cafeína, entre outros.
“Nessa fase, é preciso ter muito cuidado com o que se come e com a quantidade. O rim do idoso já não trabalha da mesma forma de quando se era jovem. Então é preciso evitar ou moderar o consumo do sal”, ressalta Yoná Oliveira.
Na terceira idade todo funcionamento do organismo muda. Os movimentos físicos, a forma como o corpo reage a determinadas ações e até mesmo a forma de processar os alimentos. Mas com hábitos alimentares saudáveis, além de atividade física regular, obedecendo sempre às restrições necessárias a cada perfil, é possível viver mais e melhor.
Mostrar como se alimentar de forma saudável para se ter uma melhor e longa vida foi o objetivo da palestra proferida por Yoná Oliveira e Emília Wanderley. “Acredito que conseguimos mostrar a importância e a necessidade dessa forma de se alimentar”, disse Emília Wanderley.
Veja abaixo (em anexo) slides com o material apresentado pelas palestrantes.