Siga nosso canal

02/12/2010
Atualizada: 02/12/2010 00:00:00


A reunião do Núcleo dos Aposentados este mês, ocorrida ontem, contou com a presença da professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Cármen Lúcia Dantas, que proferiu palestra sobre a cultura popular no Estado.

 

Cármen Lúcia Dantas destacou os folguedos, o artesanato de raiz, especialmente a cerâmica e a cestaria, e outras manifestações provenientes da cultura portuguesa que receberam, aqui no Brasil, forte influência dos índios e dos negros.

 

A professora falou da importância de uma parceria entre turismo e cultura para o desenvolvimento do estado que é rico em belezas naturais e manifestações populares. “No momento em que entendermos que podemos desenvolver o turismo cultural responsável, teremos êxito econômico nessa área”, acredita. “É preciso entender que desenvolvimento pleno tem que vir em parceria com o desenvolvimento cultural e a valorização das tradições locais”.

 

Cármen Lúcia Dantas é aposentada. Quando na ativa lecionava a disciplina História da Arte e foi por duas vezes diretora do Museu Théo Brandão. Hoje, se dedica à arte de escrever. Recentemente publicou o livro “Caminhos do Açúcar: engenhos e casas-grandes das Alagoas”, em parceria com o também professor aposentado pela Ufal Douglas Apratto Tenório.

 

Dois exemplares do livro foram sorteados para os ouvintes durante a reunião. Cármen disponibilizou também para sorteio alguns exemplares de “Théo Brandão: vida em dimensão”, obra organizada por ela, Fernando Antônio Netto Lôbo e Vera Lúcia Calheiros Mata.
Fonte: Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail