30/03/2011
Atualizada: 30/03/2011 00:00:00
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), concedeu, no último dia 25, o título de Doutor Honoris Caus ao escritor, historiador e militante político Dirceu Lindoso. O título foi entregue pela reitora Ana Dayse Dorea, durante reunião solene do Conselho Universitário.
A homenagem é um reconhecimento público da importância e densidade da obra literária, histórica e antropológica que Dirceu condensou em mais de 10 livros, além de muitas dezenas de artigos, documentos e ensaios que produziu em boa parte nas difíceis condições que teve de enfrentar como perseguido político da ditadura nos anos que sucederam ao golpe militar de abril de 1964.
Em face da importância deste alagoano, a Adufal faz uma breve apresentação de sua biografia:
“Dirceu Accioly Lindoso nasceu em 31 de julho,
Em Alagoas, ocupou a direção do Museu da Imagem e do Som, a Secretaria de Cultura de Maragogi e a consultoria para Assuntos Culturais da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e da Academia Alagoas de Letras e membro-fundador da Comissão de Microfilmagens de Documentos Brasileiros no Exterior do Ministério das Relações Exteriores.
Os prêmios e as comendas a ele outorgados reconhecem-lhe o talento literário e o valor acadêmico, o percurso intelectual e o compromisso político.
Dirceu Lindoso, poeta, romancista, ensaísta, visionário, e, não por acaso, já apontado, com justiça, o mais importante e fecundo intelectual vivo da história de Alagoas.”