17/05/2011
Atualizada: 17/05/2011 00:00:00
A Comissão Eleitoral, formada por representantes da Adufal, Sintufal e DCE, divulgou ontem as recomendações que devem servir de parâmetro durante a campanha nas eleições para reitor da Ufal. Três candidatos, com seus respectivos vices, se registraram. O sorteio que definiu o número das chapas ocorreu ontem.
De acordo com as recomendações, a comissão proíbe a utilização de qualquer equipamento sonoro que possa provocar ruído e interferir no andamento das atividades acadêmicas, a promoção de shows na área dos campi universitário, a utilização de pessoas estranhas ao quadro da universidade durante o processo de campanha, o consumo de bebidas alcoólicas durante todo o processo de consulta e o transporte de eleitores em veículo com identificação de candidatos.
As recomendações dizem ainda que a campanha deve se restringir à realização de palestras e debates, distribuição de impressos e afixação de faixas e painéis, desde que não alterem ou danifiquem o patrimônio público.
Chapas inscritas
Três candidatos se inscreveram para concorrer às eleições para reitor da Ufal. O sorteio das chapas realizado ontem definiu o número 1 para a chapa “Ufal é Possível”, que tem como candidata à reitora a professora Valéria Correia, da Faculdade de Serviço Social (FSSO) e a vice-reitor, o professor Ricardo Cabús, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).
O número 2 ficou para os professores Paulo Vanderlei, diretor do Centro de Ciências Agrárias (Ceca), e Eliane Cavalcanti, atual diretora do Campus Arapiraca, que inscreveram a chapa “Para Construir a Ufal dos Sonhos”.
A chapa registrada como “Conhecimento que transforma” ficou com o número 3. Ela é formada pelo atual vice-reitor Eurico Lôbo, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), que agora se candidata a reitor, e Rachel Rocha, atual diretora Instituto de Ciências Sociais (ICS).
Debates
Durante o processo de campanha do primeiro turno serão realizados quatro debates. O primeiro acontece no dia 24 de maio, às 18h, na Tenda da Cultura Estudantil, no Campus A. C. Simões.
O segundo debate, ainda sem horário definido, será realizado
O encerramento do ciclo de debates do primeiro turno será na Tenda da Cultura Estudantil, no dia 6 de junho, às 9h30.
Todos os debates serão formados por cinco blocos: o primeiro de apresentação das propostas dos candidatos; o segundo, de perguntas entre os entrevistados; o terceiro, com perguntas escritas sorteadas entre o público; o quarto, com perguntas orais feitas pelo público, e o quinto bloco será formado pelas considerações finais dos três candidatos.