07/06/2011
Atualizada: 07/06/2011 00:00:00
Por Valdirene Leão
Termina amanhã a corrida eleitoral para os candidatos a reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) neste primeiro turno. Ontem, os professores Valéria Correia, Paulo Vanderlei e Eurico Lôbo tiveram a última oportunidade de defender em debate suas propostas de trabalho.
Como no primeiro debate, ocorrido no dia 24 de maio, o último também foi marcado pela formação de torcidas organizadas. “A Tenda da Cultura Estudantil mais parecia um estádio de futebol”, descreve um eleitor.
Não há dúvida de que o último debate estava mais apimentado. Os ânimos, mais exaltados. Como na descrição do próprio eleitor, o clima e a emoção eram idênticos aos que se vê dentro de um campo de futebol em dias de jogo.
Mas, apesar de um clima de conflito de ideias, reinou a democracia. Todos puderam se manifestar livremente, mas dentro de uma ordem assumida por cidadãos conscientes de seu papel: atores de um processo de consulta para eleger a pessoa que irá dirigir a maior instituição de ensino superior do estado.
“O debate de hoje representou o exercício da cidadania na construção de uma universidade onde prevalece o princípio democrático como um dos pilares básicos”, afirmou um dos membros da Comissão Organizadora dos Debates e diretor de Política Educacional e Científica da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), professor Antonio Passos. “Apesar dos ânimos acirrados, com a participação significativa de estudantes, professores e funcionários, a discussão transcorreu dentro da mais perfeita ordem”.
Proposta dos candidatos
Mesmo a um dia da consulta à comunidade universitária, muitos eleitores podem ainda não ter conhecimento das propostas dos candidatos e talvez não ter definido seu voto. Nesse sentido, a Adufal divulga junto com esta matéria a plataforma de trabalho de cada chapa concorrente (em anexo e abaixo).