Siga nosso canal

27/06/2011
Atualizada: 27/06/2011 00:00:00


A nova diretoria da Adufal, eleita para o biênio 2011/2013, tomou posse na última quarta-feira, dia 22, no auditório da associação. Encabeçada pelo professor Antonio Passos, diretor de Política Educacional e Científica no biênio anterior, a chapa Renovar e Avançar na Luta foi a única que registrou candidatura nessa eleição.

A consulta aos associados aconteceu nos dias 21 e 22. No segundo dia do processo de votação também foi procedida à apuração e, posteriormente, a posse dos candidatos eleitos. Do total de 251 votos, a apuração registrou apenas três em branco e um nulo. Após a apuração, todos os membros da nova diretoria puderam comemorar.

Dentre as bandeiras levantadas pela nova diretoria está a defesa dos seguintes princípios: universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada; HU como hospital-escola público e gratuito; padrão de qualidade na integração do ensino, pesquisa e extensão; verbas públicas para expansão e melhoria da Ufal; Plano Nacional de Educação atendendo às reais demandas da sociedade brasileira; Plano de Carreira Docente com recomposição salarial, incorporação de gratificações, manutenção e extensão do regime de Dedicação Exclusiva; isonomia entre professores ativos e aposentados; carreira única para os docentes do ensino fundamental, médio e superior das Ifes; garantia dos direitos dos aposentados e sua manutenção na folha das IES; e reposição de vagas docentes através de concurso público.

No documento de registro de candidatura, a nova diretoria deixou claro que é contra a precarização do trabalho docente, todas as formas de violência na universidade e na sociedade em geral, o projeto de reforma da previdência e de reforma universitária e transformação dos HUs em fundações de direito privado.

Com o lema Renovar e Avançar na Luta, a nova diretoria da Adufal tem como presidente Antônio Passos Lima Filho (Cedu), vice-presidente Márcio Gomes Barboza (CTEC), secretária geral Maria Alba Correia da Silva (APO), primeiro secretário Francisco Pereira de Sousa (Ichca), tesoureiro geral Ailton Silva Galvão (Ceca) e segundo tesoureiro Antônio Carlos Marques da Silva (Feac). 

A Diretoria de Política Sindical tem como titular Raquel Patriota Cota Bastos (Famed) e como suplente, Teresinha de Jesus Gomes Costa (Esenfar). Na Diretoria de Política Educacional e Científica está Irailde Correia de Souza Oliveira (Cedu) e Iracilda Maria de Moura Lima (ICBS). Maria Amélia Gama da Câmara Pessoa (APO) e Maria Aparecida Batista de Oliveira (Ichca) ficaram na Diretoria Cultural. A Diretoria de Divulgação e Imprensa ficou a cargo Dalmer Pacheco de Almeida (Ichca) e sua suplente Vicentina Esteves Wanderley (Famed).

Fonte: Adufal

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail