11/08/2011
Atualizada: 11/08/2011 00:00:00
Membros da diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), gestão Renovar e Avançar na Luta, estiveram no Campus Arapiraca, no último dia 2, para ouvir as reivindicações dos docentes daquele campus e informar como anda o movimento nacional docente.
Estiveram presentes o presidente da associação, professor Antonio Passos, o vice-presidente, professor Márcio Gomes Barbosa, e o tesoureiro geral, professor Ailton Silva Galvão.
Na oportunidade, os membros da diretoria da Adufal ouviram as reivindicações dos docentes daquele campi e se comprometeram a estar mais presente nas discussões docentes do interior. “Essa é a primeira de muitas participações da Adufal no interior”, informou o presidente da associação, professor Antonio Passos.
O professor Passos também informou como anda o movimento nacional docente e agenda de mobilização para a jornada de lutas no mês de agosto. Nos dias 6 e 7, por exemplo, houve em Brasília uma reunião do Andes-SN com as Associações Docentes (ADs) de todo o Brasil para avaliar e tirar encaminhamentos sobre o futuro do movimento. Nos dias 23 e 24 haverá uma paralisação nacional.
No geral, as discussões giraram em torno da questão salarial, de cargos, da carreira, da estrutura, da inviabilidade dos trabalhos acadêmicos devido à greve dos técnicos administrativos, além da intransigência e descaso do Governo com a categoria docente.
Na reunião do dia 2, também se entendeu a necessidade de criar uma agenda com um cronograma de atividades e mobilizações para os docentes de Arapiraca. A construção dessa agenda ficou marcada a reunião seguinte dos docentes do campus, que aconteceu na última terça-feira, dia 9 (em breve daremos informações sobre essa reunião).
Junto com os docentes do Campus Arapiraca, os membros discutiram também soluções para os problemas locais e fizeram uma visita às instalações e às obras do novo prédio, que estão em ritmo lento e uma delas embargada.