01/11/2011
Atualizada: 01/11/2011 00:00:00
A Adufal colheu mais de 2 mil assinaturas, num grande abaixo assinado, para reforçar a campanha nacional “10% do PIB na Educação Pública, já!”. A coleta de assinaturas aconteceu durante a V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, realizada de
A campanha não termina por aí. A Adufal continuará sua coleta de assinaturas. “Isso é o mínimo que podemos fazer para garantir a ampliação de um dos direitos básicos dos brasileiros que estão na fase escolar. Eles que, com certeza, são o futuro dessa nação”, afirmou o presidente da Adufal, professor Antonio Passos.
Cada entidade, em diversos estados, teve sua forma própria de se posicionar a favor: com manifestações na rua, aulas públicas e palestras para explicar a importância da reivindicação.
Hoje no Brasil existem 14 milhões de analfabeto e um quarto dos cidadãos não tem nem acesso a escolaridade mínima. Mesmo com esses números, a proposta do Governo Federal é a de chegar à marca de 7% do PIB apenas em 2020. Atualmente, o investimento é de 4%.
Diversas entidades integram o comitê nacional da campanha pelos “10% do PIB para Educação Pública, já”. Entre elas, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), ao qual a Adufal é filiada. A campanha tem um blog. Nele, é possível encontrar o manifesto nacional, uma carta de lançamento da campanha, com os nomes das entidades que assinam o documento.
Várias outras entidades, em todo o país, têm aderido à campanha. A cada dia, engrossa o número de endossos ao manifesto nacional pelos 10%.
Manifesto
Para ler o manifesto acesse o blog da campanha “10% do PIB na Educação Pública, já”, através do link: http://dezporcentoja.blogspot.com.
Abaixo assinado
Os formulários para coleta de assinaturas estão disponíveis eletronicamente pelo site do Andes-SN. Quem deseja coletar assinaturas em prol dessa luta basta acessar o site da Adufal ou do Andes e clicar no banner da campanha ou diretamente através do link: http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-pri-10685731.pdf.
Com informações do Andes-SN.
Modificada em 03.11.2011