Siga nosso canal

11/11/2011
Atualizada: 11/11/2011 00:00:00


O Andes-SN, em parceria com a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi), promoverá de 25 a 27 de novembro, em Teresina, o 3º Curso de Formação Sindical da entidade. “Assim como ocorreu nos outros dois cursos, realizados no Espírito Santo e no Pará, a nossa expectativa é de que a participação de professores seja grande”, avalia o 2º vice-presidente do Andes-SN, Luis Mauro Sampaio Magalhães, que também é um dos organizadores dos cursos.

As atividades começarão na manhã do dia 25, com uma palestra do professor da Universidade Federal Fluminense, Marcelo Badaró, que falará sobre a história do sindicalismo. No período da tarde, o secretário geral do Andes-SN, Márcio Antônio de Oliveira, debaterá o tema “A construção do Andes-SN em oposição à estrutura sindical vigente”. À noite, serão apresentados vídeos que tratam da organização dos trabalhadores.

No dia seguinte (26), pela manhã, o historiador e professor da Unioeste Antônio de Pádua Bosi, vai falar sobre “As transformações recentes do processo produtivo e a reorganização da classe trabalhadora: suas formas materiais e organizacionais”. Bosi também discorrerá sobre como essas transformações afetam o trabalho docente. À tarde, das 15h às 19h, serão realizados trabalhos em grupo para a discussão de textos.

No domingo (27), as atividades da começam com a palestra “O processo de luta dos trabalhadores, suas formas organizativas até assim o chamado neoliberalismo”, a ser proferida pelo professor da Universidade de São Pualo Osvaldo Coggiola. Em seguida, das 11 às 13h, o dirigente do Conlutas Atenágoras Lopes falará sobre a “Reorganização da classe trabalhadora no Brasil e a construção da CSP-Conlutas”. O horário da tarde será destinado para os trabalhos em grupo.

Para Luís Mauro, o Andes-SN tem acertado na política de formação sindical. “Nesses cursos, procuramos trazer professores que fizeram parte da história do nosso sindicato para passar aos que estão iniciando na carreira um pouco da nossa história, da origem do Sindicato, mas, também, de como se dá a nossa inserção nas lutas gerais dos trabalhadores”, afirma Luís Mauro.

Durante o evento, os textos debatidos são distribuídos eletronicamente para os participantes, para que eles possam reproduzir as discussões em outros locais. “O nosso objetivo é que cada seção sindical realize, no futuro, outros cursos de formação”, aponta o 2º vice-presidente do Andes-SN.
Fonte: Andes-SN

2026

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail