17/11/2011
Atualizada: 17/11/2011 00:00:00
Começará nesta quinta-feira (17) à tarde e vai até o dia 18, no auditório Dois Candangos da Universidade de Brasília, o “Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia”, que tem o objetivo de debater a produção de ciência e tecnologia, no Brasil, na América Latina e no mundo. Promovido pelo Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes-SN), o evento reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros.
“O nosso objetivo é acumular informações sobre questões como as fontes de financiamento da pesquisa no Brasil, a produção acadêmica dentro do contexto de inserção do país na economia globalizada e a defesa dos interesses nacionais e públicos” adianta o 1º vice-presidente da Regional Pantanal do Andes-SN, Carlos Roberto Sanches.
“Será que a nossa produção em ciência e tecnologia beneficia a maioria da população brasileira? Esse é um ponto que vamos discutir”, pondera Sanches. Ele lembra que apesar de a produção científica ser financiada, majoritariamente, com recursos públicos, os resultados são apropriados pela iniciativa privada.
Programação
Entre os debatedores está o professor da Universidade de Roma, o italiano Francesco Schettino, que escreveu uma tese sobre “Os investimentos estrangeiros diretos na América Latina”. Schettino participará da mesa “Capitalismo, Centro e Periferia na produção do Conhecimento”, que também contará com a participação do professor da Universidade de Buenos Aires e autor do livro “Las formas el trabalho y de la historia”, Pablo Rieznik. A mesa também contará com a participação da professora Ângela Siqueira, da Universidade Federal Fluminense.
Ainda nesta quinta-feira (17), a partir das 18h, outra mesa debaterá o “Financiamento da Pesquisa Científica no Brasil”, que contará com a participação do ex-presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) Ennio Candotti e do ex-reitor da Universidade de Brasília e hoje assessor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Antonio Ibanez Ruiz. Também participarão dessa mesa, os professores Otaviano Helene, da Universidade de São Paulo, e Wrana Panizzi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Para o 1º vice-presidente da Regional Planalto do Andes-SN e coordenador do grupo de trabalho de Ciência e Tecnologia (GT C&T) do Sindicato, Maurício Silva, o seminário busca resgatar a função social que deve estar presente na produção científica e acadêmica, pois, muitas vezes, “a produção da ciência e da tecnologia nas universidades está à margem das questões sociais.”
“Com esse seminário queremos acumular conhecimento para subsidiar o trabalho do Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia”, informa Sanches. Os debates também servirão de base para a atualização do plano de lutas do Sindicato Nacional para 2012, que será votado durante o 31º Congresso da entidade, que acontece em janeiro próximo ano, na cidade de Manaus (AM).
Confira abaixo a programação do Seminário:
17 de Novembro
14h - CAPITALISMO, CENTRO E PERIFERIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Francesco Schettino (Università di Roma/Enac, Itália)
Pablo Rieznik (Universidad de Buenos Aires/Conycet, Argentina)
Ângela Siqueira (UFF)
18h - FINANCIAMENTO DA PESQUISA CIENTÍFICA NO BRASIL
Ennio Candotti (SBPC)
Antonio Ibañez Ruiz (UNB/ MCT)
Otaviano Helene (USP)
Wrana Panizzi (UFRGS)
18 de Novembro
9h - PESQUISA CIENTÍFICA, INTERESSE PÚBLICO E INTERESSE PRIVADO
Sérgio Henrique Ferreira (USP)
Ciro Teixeira Correia (USP)
Ariovaldo Umbelino de Oliveira (UFT)
14h - TRABALHO DOCENTE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Roberto Leher (UFRJ)
Maria Ciavatta (UERJ)
Janete Luzia Leite (UFRJ)
Rogério Meneghini (Scielo/FAP)
Lívio Amaral (Capes)
18h - MESA DE ENCERRAMENTO
Coordenadores: Maurício Silva (Andes-SN)
Luís Antônio Rosa Seixas (Andes-SN)
Data da publicação: 16.11.2011