Siga nosso canal

10/04/2012
Atualizada: 10/04/2012 00:00:00


Em reunião, na segunda-feira, (09), o Conselho Universitário da Universidade Federal de Alagoas (Consuni/Ufal), instância máxima de deliberação da Ufal, discutiu a segurança no Campus de Arapiraca e decidiu por determinar a suspensão das aulas até que se tenha por parte do Governo do Estado uma ação concreta que garanta a integridade física dos docentes, técnicos e estudantes daquela unidade.

 

A deliberação contou com o apoio da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), A entidade, com assento junto ao Conselho, encaminhou a inclusão do assunto na pauta e apresentou as reivindicações feitas pelos professores em assembleia.

 

Segundo o presidente da Adufal, professor Antonio Passos, essa resolução referenda a decisão tomada na semana passada pelos docentes  comunidade acadêmica, diante do clima de intranquilidade provocado pelos atos de violência, com troca de tiros entre agentes de segurança e presos em fuga do Presídio Desembargador Luís de Oliveira Souza, cujas instalações ficam ao lado da Ufal de Arapiraca. 

 

“Ficou decidido que posteriormente as atividades suspensas serão reprogramadas”, disse o professor, considerando que assim a gestão chama para si a responsabilidade da paralisação, deixando resguardados os direitos administrativos dos professores, funcionários e alunos.

 

O órgão superior da Ufal decidiu também criar uma comissão que ficou incumbida de consolidar um documento a ser encaminhado às autoridades competentes, cujo texto deverá ser levado ao conhecimento dos órgãos de comunicação. Fazem parte dessa comissão o professor Pedro Nélson, pró-reitor estudantil, a professora Eliane Holanda Cavalcanti, a diretora acadêmica de Arapiraca, a professora Ana Ávila Mendonça, diretora da Faculdade de Serviço Social e o professor Antonio Passos, presidente da Adufal.

 

Paralelo aos encaminhamentos ao Governo do Estado e instituições de segurança pública, o Consuni vai buscar contato com órgãos federais como o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Justiça (MJ) e Procuradoria da República e contatar a bancada alagoana no Congresso, no intuito de solicitar dos parlamentares o envio de emenda ao orçamento da União, visando à solução do problema. Já na próxima semana, o reitor Eurico Lôbo vai à Brasília para tratar do assunto junto ao MEC e o MJ.

 

 

Assessoria de Comunicação da Adufal

Lucia Rocha MTb-AL 679

Tels: (82) 3241-1880 e (82) 8822-4230

 



 

Fonte: Ascom/Adufal

2025

Adufal - Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas

Acesso Webmail