19/04/2012
Atualizada: 19/04/2012 00:00:00
Os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) param suas atividades, durante esta quinta-feira (19). Ao som da Banda de Pífano Flor do Nordeste, num palco improvisado debaixo de uma tenda, eles vão se concentrar a partir das 7h, em frente ao Campus A.C. Simões, no Tabuleiro.
Os docentes cobram o cumprimento do acordo emergencial linear de agosto de 2011, que inclui 4% de reajuste, recomposição do vencimento básico, com incorporação da gratificação de estímulo ao magistério superior (Gemas).” Esse reajuste deveria ter sido implantado no contracheque do mês de março de 2012 e não aconteceu. Exigimos pagamento imediato”, disse o presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), professor Antonio Passos.
Ainda referente às negociações de 2011, os professores acompanham e aguardam as definições do grupo de trabalho (GT) sobre a reestruturação da carreira. ”Representada nesse GT pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/SN), a Adufal defende a proposta de carreira única para todos os professores federais”, explica o professor.
De acordo com Antonio Passos, a carreira única fará diminuir as disparidades existentes na remuneração dos docentes federais. “Defendemos um cargo único denominado ‘professor federal ‘, com a inserção de 13 níveis remuneratórios na carreira do magistério superior”, enfatiza.
Isso fará com que o professor ao ingressar na universidade possa mudar de nível a cada dois anos, o que representa um incremento de 5% em seus vencimentos. “Entendemos que a atividade exercida é a mesma e, portanto, não há porque a remuneração ser diferente”, disse o professor que vê na unificação a possibilidade de o docente progredir na carreira de uma forma justa.
Por outro lado, os docentes estão em luta pela campanha salarial de 2012 e, junto aos demais servidores públicos federais (SPF’s) vão fazer nova paralisação na quarta-feira (25). “Este ano, construímos juntos nossa pauta nossa pauta de reivindicações que é composta por eixos como a definição da data-base em 1º de maio; política salarial permanente com reposição inflacionária, cumprimento dos acordos firmados; supressão dos artigos 86 e 87 do PL 2203/11 que mudam os níveis de insalubridade/periculosidade; e a paridade entre ativos, aposentados e pensionistas”, expôs o professor.
A Banda de Pífano Flor do Nordeste - é formada pelos músicos Walderckson, na zabumba; Biu, no tarol; José Fábio dos Santos, no prato e
Renildo no pífano. Tipo esquenta muié, a banda existe há sete anos. José Flávio, o coordenador, começou a tocar quando tinha 10 anos. “Meu tio tocava zabumba e me chamou pra tocar tambor, depois aprendi zabumba, prato e por ultimo tarol” conta o músico coordenador que, depois que o tio faleceu, resolveu montar a banda.
GT Carreira - Constituído em 2011, durante o processo de negociação com o governo, o GT Carreira é formado por representantes das diversas entidades de educação superior, como o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes/SN), Federação dos Sindicatos das Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e representantes dos ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).
Assessoria de Comunicação da Adufal
Lucia Rocha M T E/AL 679
Tels: 82 3241-1880 e 82 8822-4230