17/05/2012
Atualizada: 17/05/2012 00:00:00
![]()
A insatisfação dos docentes com a política do governo pode ser comprovada com o alto índice de adesão dos professores ao primeiro dia da greve nacional convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (ANDES-SN). Levantamento feito pelo Comando Nacional de Greve mostra que pelo menos 33 instituições federais de ensino (IFE) já aderiram à greve nesta quinta-feira (17).
A deflagração da greve nestas instituições aconteceu após assembléias históricas nas seções sindicais do ANDES-SN, tanto pelo alto número de professores presentes como pelo debate político realizado. A expectativa é que novas instituições paralisem as atividades nos próximos dias.
CNG O Comando Nacional de Greve foi instalado na tarde desta quinta (17) em Brasília (DF), na sede do Sindicato Nacional. Durante a instalação do CNG, a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa, ressaltou a força inicial da mobilização.
A presidente do ANDES-SN lembrou que a categoria está sendo corajosa em enfrentar um governo que tem sido o guardião da lógica gerencial do Estado. “E a nossa categoria, para eles, precisa ser enquadrada, já que somos um dos poucos a questionar essa modelo”, afirmou. “Vamos enfrentar um governo duro, intransigente e autoritário, mas não tínhamos escolha”, acrescentou. Para Marina Barbosa, a greve será um momento para que a categoria debata com a sociedade o modelo de universidade proposto pelo ANDES-SN e denuncie a falta de estrutura das instituições federais de ensino, principalmente as que foram expandidas pelo Reuni. Ela também saudou os membros do CNG. “A Direção Nacional vai dar todo o apoio necessário, mas a responsabilidade política de vocês é enorme, já que são vocês que irão fazer a interlocução com as seções sindicais, fazendo gerar e circular o debate político”, afirmou. Foi criado também um email (cngandes@andes.org.br) e disponibilizados duas linhas telefônicas para contato com os professores em plantão no Comando (61 3962.8426 e 3962.8427)
Confira a lista das Instituições Federais de Ensino onde a greve dos docentes começou nesta quinta (17)* 1- Universidade Federal do Amazonas (ADUA) * de acordo com último balanço realizado com informações enviadas ao Sindicato Nacional até às 17h
Companheiros, Acompanhem-nos no twitter. Acesse nossa página na internet no endereço www.adufal.org.br e, logo abaixo do espaço dos ‘clipping’, clique em siga a Adufal no twitter. Fique sabendo das notícias na hora em que em que elas estão acontecendo. Um abraço! Assessoria de comunicação da Adufal |